Porto Alegre, terça-feira, 26 de janeiro de 2016. Atualizado às 16h52.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
28°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0670 4,0690 0,67%
Turismo/SP 3,8700 4,2600 1,38%
Paralelo/SP 3,9700 4,2600 1,38%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Partidos Notícia da edição impressa de 26/01/2016. Alterada em 26/01 às 17h52min

PR processa Missionário Volnei por infidelidade partidária

ANTONIO PAZ/JC
Parlamentar é o único representante da bancada na Assembleia

O PR protocolou ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ação contra o deputado estadual Missionário Volnei (PR) por suposta infidelidade partidária. Na interpretação do partido, a participação do parlamentar em eventos no diretório do PSC indicaria uma migração iminente.
Membros do PR sustentam que a ida do deputado para o PSC estaria prestes a acontecer, dependendo apenas da outorga do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que estende a janela de troca partidária para deputados estaduais e federais o que pode acontecer logo na volta do recesso parlamentar. Hoje, a janela vale apenas para vereadores, prefeitos e vices.
A assessoria de Missionário Volnei confirmou que, de fato, o deputado cogitou a filiação no PSC, caso a PEC entre em vigor. Também confirmou que o parlamentar participou de uma reunião do PSC, na qual apresentou um balanço do seu mandato, além de receber o convite para ingressar na legenda, assumindo inclusive a presidência do diretório estadual. O deputado não descarta que, no futuro, migre para o PSC.
De qualquer forma, segundo o TRE, as mudanças precisariam ser realizadas com um ano de antecedência do pleito, e o parlamentar só poderia trocar de partido para uma sigla que já exista em 2018, na janela partidária daqueles que concorrerão a deputado estadual. A filiação para novas legendas, como a Rede, é permitida.
Missionário Volnei disse que recebeu a notícia da ação com "surpresa" e que deve apresentar sua defesa nos próximos dias. De acordo com sua assessoria, diante da iminência da saída do parlamentar do PR, o partido moveu o processo contra o parlamentar, em uma tentativa de manter o espaço na Assembleia Legislativa, afinal, Missionário Volnei é o único representante da sigla no parlamento.
Além disso, o PR acredita que, uma vez comprovado o caso de infidelidade, o deputado deveria deixar o cargo, e quem assumiria seria o segundo suplente da coligação PR-PCdoB-Pros-PPL-PTC, o cantor tradicionalista Luiz Marenco (PR). Entretanto, o primeiro suplente eleito pela coligação é Junior Piaia (PCdoB).
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
PSDB pede à Justiça Eleitoral a extinção do PT
Cerveró disse que a campanha à reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2006 recebeu R$ 50 milhões em propina
Novo partido político será fundado durante o Fórum Social Temático Janela partidária movimenta política estadual

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo