Porto Alegre, terça-feira, 12 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h30.
Aniversário da Caixa Econômica Federal.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
28°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0440 4,0460 0,14%
Turismo/SP 3,7000 4,2400 0,71%
Paralelo/SP 3,7000 4,2400 0,71%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

artigo Notícia da edição impressa de 13/01/2016. Alterada em 12/01 às 22h09min

Manipulação do pensamento

Paulo Franquilin

O grande desafio do povo é conseguir desvencilhar-se da manipulação de seu pensamento coletivo, pois somos bombardeados diariamente por ideias pré-concebidas e difundidas como verdades absolutas. O desconhecimento dos fatos históricos e da realidade de outros países faz-nos acreditar que nossa realidade resume-se ao que nos é mostrado pela mídia. Somos levados a tomar posições com base no que nos é transmitido pelos jornais, revistas, televisões e rádios, com o acréscimo da internet, como fonte de informação. Nossas escolhas passam pelo acolhimento das opções que nos fornecem, somos favoráveis a determinadas posições, que são adotadas pela massa manipulada.
O conhecimento de outras versões dos fatos, o esclarecimento através de leitura de outros meios de informação é que podem determinar as escolhas mais acertadas e esclarecidas das pessoas. Os livros dos mais diversos autores fornecem outros prismas da realidade, porém a cultura popular relega a leitura a um segundo plano, por não sermos estimulados a ler e refletir sobre política, economia, educação, saúde ou qualquer outro tema relevante.
Na realidade, somos manipulados a aceitar as verdades que nos impõem os dogmas, conceitos e preceitos, a interpretação dos fatos pela lógica de quem domina a informação. Nosso sistema de ensino é voltado para a divulgação de teorias e teses que nos são úteis como informação, não como conhecimento e reflexão sobre a realidade.
Aos adultos cabe procurar diversificar suas fontes de informação, enquanto que aos pais e educadores darem o exemplo da leitura, mostrarem às crianças e adolescentes que há outras formas de ver o mundo, além das telas de computadores, tablets e celulares. Se houver a mudança de nossa maneira de adquirir as informações, conseguiremos também alterar a maneira de vermos o mundo, fazermos nossas escolhas e conseguir verificar o processo de manipulação a que somos submetidos em nossas vidas.
Tenente Coronel da Brigada Militar
 
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Opinião econômica: Fazer o óbvio Balanço do ano de 2015 no e-commerce em seis transformações Pucrs aponta para 2016

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo