Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 24 de Janeiro de 2016 às 19:27

Conservador Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal com mais de metade dos votos

O professor de Direito e comentarista político Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito presidente de Portugal ontem, no primeiro turno das eleições. Com 98% das urnas apuradas, ele tinha 52% dos votos.
O professor de Direito e comentarista político Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito presidente de Portugal ontem, no primeiro turno das eleições. Com 98% das urnas apuradas, ele tinha 52% dos votos.
Rebelo de Sousa é filiado ao PSD (Partido Social Democrata), de centro-direita, que tem a maior bancada no Parlamento, mas não conseguiu formar governo. Ele recebeu também apoio do direitista Partido Popular, que forma aliança com o PSD.
Pela primeira vez desde a Revolução dos Cravos, em 1974, Portugal elegeu um presidente no primeiro turno. O segundo colocado no pleito, com 22% dos votos, foi o ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, apoiado pelo premiê António Costa. A terceira foi a deputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, com 9,17%. A candidata, que aparecia nas pesquisas com menos de 3%, desbancou a ex-ministra Maria de Belém Roseira, que empatava com Sampaio da Nóvoa.
A tendência definitiva foi descoberta uma hora e meia depois do fechamento das urnas na parte continental de Portugal, às 19h (17h em Brasília). O pleito foi marcado por uma alta abstenção, de 53,33%, pouco menor que os 53,48% de 2011.
O presidente eleito assumirá o cargo em 9 de março, sucedendo o também conservador Aníbal Cavaco Silva, que ficou na presidência por uma década. Depois de quatro anos, o país voltará a ter um presidente de direita e um governo de esquerda.
Em Portugal, o presidente tem o poder, entre outras coisas, de demitir o governo, dissolver a Assembleia e ainda vetar as leis aprovadas, embora o Parlamento possa, nesse caso, derrubar o bloqueio presidencial. Por isso, analistas acreditam que Rebelo de Sousa deverá servir de contrapeso às propostas do governo de António Costa, que formou uma aliança entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o Partido Verde.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO