Porto Alegre, segunda-feira, 11 de janeiro de 2016. Atualizado às 12h49.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
32°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0230 4,0250 0,37%
Turismo/SP 3,7000 4,2100 0,47%
Paralelo/SP 3,7000 4,2100 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

méxico Notícia da edição impressa de 11/01/2016. Alterada em 11/01 às 13h49min

El Chapo deu entrevista a Sean Penn meses antes de ser preso

ALFREDO ESTRELLA/AFP/JC
Revista Rolling Stone divulgou sábado entrevista feita em outubro

A revista norte-americana Rolling Stone divulgou sábado uma entrevista feita pelo ator Sean Penn com Joaquín "El Chapo" Guzmán quando o megatraficante mexicano ainda estava em fuga. Os dois tiveram um encontro em 2 de outubro do ano passado, em uma região de selva do México.
Na reunião também estava presente a atriz Kate del Castillo, conhecida por seu papel na telenovela La Reina del Sur, sobre uma poderosa chefe do tráfico. Em 2012, a mexicana afirmou em uma carta que confiava mais em El Chapo do que nos governos de seu país, "que escondiam verdades".
Embora tivessem marcado para que após essa primeira conversa se seguisse uma entrevista formal oito dias depois, esse segundo encontro nunca aconteceu. El Chapo, no entanto, enviou a Penn uma gravação em vídeo com as respostas às perguntas que lhe tinha mandado.
A revista dá a seguinte manchete "El Chapo speaks" (El Chapo fala) e relata "a visita secreta ao homem mais procurado no mundo". Resume as negociações que fez para se encontrar com o traficante, usando entre outras pessoas contatos da atriz mexicana, e conta detalhes sobre a vida do chefe do cartel de Sinaloa.
O encontro tinha como propósito fazer só a entrevista para a Rolling Stone, mas Penn falou que "El Chapo" tinha expressado interesse em que se fizesse um filme sobre sua vida. As autoridades mexicanas mencionaram que o desejo que se levasse ao cinema sua vida foi uma das causas que conduziram à sua recaptura, ocorrida na sexta-feira, pelos contatos que tinha feito com atores e produtores. De acordo com um funcionário do governo mexicano, o país sabia da reunião com Penn, o que ajudou nas buscas.
A Rolling Stone acompanha a nota com uma foto na qual se veem "El Chapo" e o ator apertando as mãos, feita no encontro que tiveram em um local não especificado. Vários dias depois, a região foi alvo de uma intensa busca por parte das autoridades mexicanas, o que, segundo o ator, impediu um segundo encontro formal e, de fato, esfriou os contatos com os intermediários.

Traficante fugiu de prisão mexicana por um túnel subterrâneo em julho


Guzmán fugiu da prisão de segurança máxima Altiplano, na cidade de Almoloya de Juárez (90 quilômetros da capital), na noite de 11 de julho de 2015, saindo de sua cela por um túnel subterrâneo de 1,5 quilômetro de extensão. Um vídeo registrou o momento da fuga.
O episódio expôs o governo Peña Nieto, que havia promovido a prisão de El Chapo, em 2014, como símbolo de sucesso na guerra do governo contra os cartéis. Para chegar ao túnel, El Chapo saiu por um buraco de 50 cm por 50 cm na área do chuveiro de sua cela, que não era vigiada por câmeras. Ele desceu por um duto vertical de cerca de 10 m de profundidade, com a ajuda de uma escada, até a passagem.
O túnel, que contava com ventilação e iluminação, tinha 1,70 m de altura e sua largura variava entre 60 cm e 80 cm. Em outubro, o governo do México anunciou a prisão de seis pessoas que estariam envolvidas na fuga de El Chapo.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Chefe de cartel, ''El Chapo'' é recapturado, anuncia governo
Seis meses após uma fuga cinematográfica, o líder do poderoso cartel Sinaloa voltou a ser capturado pelas autoridades

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo