Porto Alegre, terça-feira, 26 de janeiro de 2016. Atualizado às 08h01.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
27°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0952 4,0968 0,32%
Turismo/SP 3,8700 4,3200 0%
Paralelo/SP 3,8700 4,3200 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Prevenção a desastres Notícia da edição impressa de 26/01/2016. Alterada em 25/01 às 21h52min

Porto Alegre entrega primeira estratégia de resiliência amanhã

JONATHAN HECKLER/JC
Projeto quer preparar cidade para situações de risco, como enchentes

Suzy Scarton

Amanhã, às 9h, na Usina do Gasômetro, Porto Alegre apresentará a primeira Estratégia de Resiliência da cidade. O documento é o resultado de quase dois anos de trabalho, que começou quando a Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, escolheu a Capital para integrar o Desafio 100 Cidades Resilientes. São somente duas no País - a outra é o Rio de Janeiro.
No evento, serão expostas várias recomendações e ações práticas que contribuirão para que a cidade esteja preparada para enfrentar adversidades e reagir a situações extremas. Porto Alegre ganhou US$ 1 milhão e o prazo de dois anos para desenvolver o projeto, cujo objetivo é tornar o município uma referência em resiliência na América Latina até 2022.
É a primeira cidade da América Latina que já apresentará o projeto, elaborado por profissionais da prefeitura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da ONG Centro de Inteligência Urbana (Ciupoa), sob coordenação da Secretaria Municipal de Governança Local. De acordo com o secretário Cezar Buzatto, o projeto elenca cinco áreas prioritárias: diversificação da economia, bem viver, mobilidade humana, riscos e regularização fundiária. No total, são 35 iniciativas, com metas e parceiros responsáveis, que serão o marco inicial das ações.
Na questão econômica, Buzatto conta que a intenção é desenvolver um polo de tecnologia e inovação no Quarto Distrito de Porto Alegre, região formada pelos bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá, Farrapos e Marcílio Dias, na zona Norte. "Pretendemos fazer parcerias com universidades para testar novas tecnologias. Além de propiciar descobertas válidas, também é uma maneira de ampliar as oportunidades de emprego", relata o secretário.
A Ufrgs e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) já toparam o desafio. Para o âmbito social, a primeira iniciativa diz respeito à revitalização de três centros comunitários da Capital. "São locais frequentados, mas bastante sucateados. Além de revitalizá-los, queremos oferecer atendimento integrado nas áreas de saúde, educação e segurança", esclarece Buzatto.
Essa parte do projeto será realizada em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos e de Segurança, com verba do governo estadual. A expectativa é de que o edital para licitação seja lançado ainda neste ano. "Essa reforma contribuirá para uma cultura da paz. Queremos fortalecer a vida e diminuir a violência", explica o secretário.
De acordo com a prefeitura, o projeto de resiliência da Capital se destaca dos demais, ainda em andamento, devido ao trabalho em conjunto com a comunidade, organizada em 17 regiões de participação e administração. "Isso fez com que os próprios moradores relatassem os principais problemas do local", argumenta Buzatto. "Uma cidade resiliente se faz com pessoas resilientes. Precisamos que os moradores também ajam com pró-atividade."
Inicialmente, a entrega da primeira estratégia estava marcada para dezembro. Devido a atrasos nos trâmites entre a prefeitura e a Fundação Rockefeller, o lançamento foi adiado para este mês. 


COMENTÁRIOS
fabio schubert - 26/01/2016 08h32min
OREMOS!

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
'Resiliência será um valor fundamental de gestão'

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo