Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Rally Dakar

- Publicada em 17 de Janeiro de 2016 às 16:08

Peterhansel é campeão pela 12ª vez

 int - francês Stéphane Peterhansel, campeão do Rally Dakar     	Descrição:         Peugeot's driver Stephane Peterhansel celebrates on the podium of the 2016 Rally Dakar in Rosario, Argentina on January 16, 2016. Peugeot's driver Stephane Peterhansel won the Dakar Rally car title ahead of Mini's driver Nasser Al-Attiyah of Qatar and Toyota's driver Giniel De Villiers of South Africa.  AFP PHOTO / FRANCK FIFE  	Comentário:

int - francês Stéphane Peterhansel, campeão do Rally Dakar Descrição: Peugeot's driver Stephane Peterhansel celebrates on the podium of the 2016 Rally Dakar in Rosario, Argentina on January 16, 2016. Peugeot's driver Stephane Peterhansel won the Dakar Rally car title ahead of Mini's driver Nasser Al-Attiyah of Qatar and Toyota's driver Giniel De Villiers of South Africa. AFP PHOTO / FRANCK FIFE Comentário:


FRANCK FIFE/AFP/JC
A colocação na última etapa foi apenas a 13ª, mais isso pouco importou para o francês Stéphane Peterhansel. Neste sábado, o piloto da Peugeot se sagrou campeão do Rally Dakar, o mais tradicional do mundo, pela 12ª vez na carreira. São seis títulos entre os carros, sempre com seu navegador compatriota Jean-Paul Cottret, e outros seis entre as motos.
A colocação na última etapa foi apenas a 13ª, mais isso pouco importou para o francês Stéphane Peterhansel. Neste sábado, o piloto da Peugeot se sagrou campeão do Rally Dakar, o mais tradicional do mundo, pela 12ª vez na carreira. São seis títulos entre os carros, sempre com seu navegador compatriota Jean-Paul Cottret, e outros seis entre as motos.
Peterhansel fechou a edição de 2016 do rali, na cidade argentina de Rosário, com um tempo total de 45h22min10s, o que representou uma vantagem de 34min58s sobre os vice-campeões, o catariano Nasser Al Attiyah e o navegador francês Matthieu Baumel, que defendiam o título. Pelo grande número de conquistas, o piloto francês é conhecido como "Monsieur Dakar" ("Senhor Dakar").
"Esse apelido representa que tenho muita experiência e faz todo o sentido, porque minha primeira vitória foi há exatamente 25 anos. Mas esta vitória também foi possível pelo grande trabalho da equipe Peugeot, que, em sua segunda participação, obteve a conquista do Dakar", comentou Peterhansel.
Na etapa, uma especial de 180 quilômetros entre as cidades argentinas de Villa Carlos Paz e Rosário, os vencedores foram o francês Sebastien Loeb e o navegador esloveno Daniel Elena, que lideraram a classificação geral até a metade da competição. Entre os brasileiros, João Franciosi e Gustavo Gugelmim ficaram em 57º lugar na soma dos tempos, duas posições à frente de Leandro Torres e Lourival Roldan. Já Guilherme Spinelli e Youssef Haddad abandonaram ainda na terceira etapa.
Como já era esperado pelo seu desempenho no rali, o australiano Toby Price confirmou seu nome entre os vencedores do Dakar. O piloto de 28 anos ganhou, pela primeira vez, a competição na categoria das motos, completando as etapas em um tempo total de 48h09min15s.
No sábado, o piloto da KTM concluiu a última etapa na quarta colocação, com 1h55min49 de prova. O vencedor foi o chileno Pablo Quintanilla, que completou o percurso em 1h51min08s. Em segundo lugar geral ficou o eslovaco Stefan Svitko, também da KTM, com 48h48min56s de tempo total completado. Quintanilla conquistou a terceira posição. "Eu não sei o que dizer, não sei o que pensar. Estou em choque. Jamais imaginei que conseguiria vencer essa corrida na minha segunda participação", afirmou Price.

Organização negocia inclusão do Brasil no trajeto

A organização do Rally Dakar confirmou que a mais importante prova off-road do mundo seguirá sendo disputada na América do Sul em 2017. Além disso, anunciou que negocia a entrada do Brasil entre os países que poderão ser incluídos na rota.
"Primeiro, realizaremos uma avaliação com a Argentina e a Bolívia, que foram os participantes desta edição. E estamos conversando com Chile, Paraguai, Brasil, Uruguai, Equador e Colômbia para futuras edições", afirmou o francés Etienne Lavigne, diretor da empresa organizadora do rali. "Não estamos dispostos a sair do continente (sul-americano) por enquanto. Temos ideias e projetos com inovação. Essa é a filosofia do Dakar."
A competição começou a ser disputada na América do Sul em 2009, após a edição de 2008 ter sido cancelada por motivos de segurança. No entanto, manteve seu nome por questões comerciais.