Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 29 de Janeiro de 2016 às 17:49

Ponto de ônibus do futuro é a nova aposta da Otima

Usuários podem consultar horários e trajetos do transporte público

Usuários podem consultar horários e trajetos do transporte público


OTIMA/DIVULGAÇÃO/JC
Imagina uma parada de ônibus high tech, em que os cidadãos possam usar tecnologias como Wi-Fi, beacons, painéis digitais, touch screens para navegar em busca de informações sobre o transporte e os trajetos desejados.
Imagina uma parada de ônibus high tech, em que os cidadãos possam usar tecnologias como Wi-Fi, beacons, painéis digitais, touch screens para navegar em busca de informações sobre o transporte e os trajetos desejados.
Pois é em cima desse conceito que a Otima, responsável pela gestão dos espaços publicitários, instalação e manutenção dos abrigos de ônibus e totens indicativos da cidade de São Paulo, está trabalhando.
A empresa possui 30 telas digitais de grande porte instaladas na capital paulista. A ideia é adicionar uma série de serviços nesse painel, explica o diretor de Tecnologia e Operações da Otima, Lúcio Correia. Ao tocar na tela, as pessoas poderão saber quais são as linhas atendidas e os horários de chegada dos ônibus - dados que serão buscados dos sistemas de informação da Secretaria Municipal de Transporte.
Se o cidadão quiser saber como chegar a um determinado destino, basta digitar o endereço e, em segundos, receberá os dados do percurso e a indicação de quais linhas deverá pegar. Também será possível acessar telefones úteis da cidade, como Polícia, Bombeiros e Samu, ou conferir quais são as atrações turísticas da cidade nas proximidades da parada.
A parada terá cinco entradas USB para carregar o celular e câmeras - que a prefeitura poderá usar como ponto de vigilância. "O Abrigo do Futuro será realidade em um futuro próximo. Com uso de tecnologias modernas, poderemos oferecer uma série de benefícios para a população e para a cidade e aplicando efetivamente o conceito de smart city", observa o gestor.
A perspectiva é que o roadmap do desenvolvimento dessa solução esteja finalizado até o final de 2016. A partir disso, a empresa poderá apresentar a ideia para a prefeitura. Para acelerar o processo criativo desse desenvolvimento, a Otima promoveu um hackathon - maratona tecnológica - durante a Campus Party, que aconteceu na semana passada em São Paulo.
A empresa levou para o evento um protótipo do seu Abrigo do Futuro ou Abrigo Conectado - o nome ainda está sendo definido. "Esse evento reúne a nata de desenvolvedores do País, e resolvemos aproveitar a criatividade dos campuseiros para buscar novas possibilidades de integração dessa solução", relata Correia.
O hackathon da Otima foi um dos mais movimentados durante os dias da Campus Party. As ideias e soluções propostas foram avaliadas por uma comissão composta por membros da organização da Campus Party e da equipe de Tecnologia e Inovação da Otima. Os três melhores projetos foram premiados. "Claro que, como são poucos dias, é difícil que uma ideia da maratona se transforme em produto comercial. Mas os insights e as ideias que chegam nessas iniciativas são muito válidos", diz o Correia.

Otis lança elevador com menor consumo de energia

Com velocidade de até 2,5 metros por segundo e sem casa de máquinas, o Gen2 Comfort é a novidade da Elevadores Otis no Brasil. De acordo com a empresa, os equipamentos possibilitam a realização de viagens mais rápidas em prédios altos, além de possuir tecnologias que atendem às demandas de eficiência energética.
O drive regenerativo ReGen reduz o consumo de energia elétrica em até 75% se comparado com os elevadores convencionais. O sistema permite que a energia desperdiçada nos sistemas tradicionais seja devolvida à rede elétrica interna do prédio e reutilizada por outros elevadores, para alimentar a iluminação elétrica, o ar-condicionado e outros equipamentos conectados à rede do prédio.
O Gen2 Comfort utiliza uma máquina compacta e possui cintas planas de aço revestidas de poliuretano ao invés dos tradicionais cabos de aço. Como esses materiais eliminam a necessidade de engrenagens, não requerem nenhuma lubrificação adicional, tornando o sistema mais limpo. "Estamos preparados para auxiliar a indústria a atender às rigorosas demandas de projetos sustentáveis em todo País", relata o diretor de Vendas e Marketing da Otis Brasil, Fernando Peiter.