Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Janeiro de 2016 às 21:33

Barbosa quer aumentar receita e cortar gastos

 Ministro da Fazenda Nelson Barbosa   Foto Wilson Dias ABR.    Brasília - Novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, fala à imprensa, no Palácio do Planalto (Wilson Dias/Agência Brasil)

Ministro da Fazenda Nelson Barbosa Foto Wilson Dias ABR. Brasília - Novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, fala à imprensa, no Palácio do Planalto (Wilson Dias/Agência Brasil)


WILSON DIAS/ABR/JC
A política econômica do Brasil está focada em melhorar a situação financeira do governo e ajudar a estimular o crescimento, afirmou o ministro da Economia, Nelson Barbosa, em reunião com repórteres nesta segunda-feira.
A política econômica do Brasil está focada em melhorar a situação financeira do governo e ajudar a estimular o crescimento, afirmou o ministro da Economia, Nelson Barbosa, em reunião com repórteres nesta segunda-feira.
O novo ministro da Fazenda disse que pretende aumentar as receitas, controlar os gastos e que não espera ter que resgatar a Petrobras este ano. Os planos para levantar dinheiro vendendo participações em duas companhias estatais, a Caixa Seguridade e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), podem acontecer ainda este ano caso as condições de mercado melhorem, acrescentou.
Barbosa chegou ao cargo no mês passado, substituindo Joaquim Levy. Ele tem a desafiadora tarefa de ressuscitar a moribunda economia do Brasil, pondo fim a uma recessão severa sem precisar recorrer ao bolso do contribuinte, o que poderia prejudicar o déficit e a inflação no País.
No ano passado, esforços do governo da presidente Dilma Rousseff e encabeçados pelo ex-ministro Levy para encolher o déficit foram frustrados pelo impasse político em que vive o Congresso. Para Barbosa, o clima político este ano deve se mostrar melhor para a aprovação das medidas econômicas necessárias. "Nosso maior desafio é o fiscal. Todos (os políticos) entendem sua importância", disse.
Uma situação fiscal mais confortável trará inúmeros benefícios para a economia do País, assegurou o ministro. Um déficit fiscal menor irá contribuir com os esforços contra a inflação, assim como ajudar a levar para baixo a taxa de juros. A medida também tornará o Brasil mais atrativo a investidores estrangeiros, disse.
O governo também examina outros métodos para ajudar na retomada do crescimento, incluindo orientar os bancos estatais a conceder mais empréstimos para pequenas empresas, construtoras, agricultores e outros setores. Barbosa afirmou que o plano, cujos detalhes devem ser anunciados ainda este mês, é usar recursos dos próprios bancos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO