Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Urbanismo

- Publicada em 17 de Janeiro de 2016 às 21:51

Propostas para o 4º Distrito avançam

 Entrevista com o Secretário de Urbanismo sobre projetos para o 4º Distrito    na foto: Valter Nagelstein Secretário de Urbanismo e Ada Schwartz Arquiteta

Entrevista com o Secretário de Urbanismo sobre projetos para o 4º Distrito na foto: Valter Nagelstein Secretário de Urbanismo e Ada Schwartz Arquiteta


ANTONIO PAZ/JC
Com um projeto ousado e inovador para revitalização da área do 4º Distrito (região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá, em Porto Alegre), a administração municipal trabalha com empenho e celeridade para garantir, ao menos no papel, a consolidação das propostas desenhadas para a localidade. Depois de anos de discussão e com a articulação entre diversos atores mais assentada, as definições estão perto de serem registradas.
Com um projeto ousado e inovador para revitalização da área do 4º Distrito (região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá, em Porto Alegre), a administração municipal trabalha com empenho e celeridade para garantir, ao menos no papel, a consolidação das propostas desenhadas para a localidade. Depois de anos de discussão e com a articulação entre diversos atores mais assentada, as definições estão perto de serem registradas.
A expectativa dos grupos de trabalho (GT), que englobam diversas secretarias e órgãos públicos, é que, entre abril e maio, já tenham sido elaborados o Master Plan e a legislação, que trarão as características centrais e estratégicas para a região. Coordenadora do GT Executivo, a arquiteta Ada Raquel Schwartz explica que o Master Plan é uma espécie de plano diretor específico. "Vamos ter atividades que serão mais estimuladas e potenciais construtivos definidos de forma mais detalhada. É um regramento distinto", sintetiza.
No cerne da proposta está a colaboração. Calcado na economia do Século 21, o projeto prevê desde a sua concepção a participação das pessoas. Por essa razão, o Master Plan deve trazer apenas as linhas estratégicas centrais para o distrito. Os planos, de fato, serão elaborados por meio de um projeto colaborativo. Para chegar a esse nível de aprimoramento, a ideia ainda terá que ser mais discutida com a sociedade. Esse é um passo que foi dado há pouco tempo, com a apresentação das propostas para o 4º Distrito realizada em 18 de dezembro na Câmara dos Vereadores.
"Nossa ideia é estimular economicamente o renascimento do bairro, mas articular tudo em conjunto com outras secretarias, para que pessoas, espaços e atividades sejam todos contemplados na proposta", resume o secretário de Urbanismo, Valter Nagesltein. Além do GT Executivo, comandado pela pasta, há ainda o GT Estratégico do 4º Distrito, liderado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Em ambos, a conversa com as demais áreas do Executivo, sobretudo vinculados com mobilidade, patrimônio histórico e inovação, é intensa.
A arquiteta contextualizada que o 4º Distrito já congrega uma estrutura alinhada aos novos modelos econômicos. "A região já é muito bem servida de fibra ótica", diz. A característica fundamenta o estímulo à instalação de empresas que desenvolvem software e inteligência. Outro segmento que será incentivado a ampliar a participação no distrito é a economia criativa. "É uma economia pujante, que tem um poder de mudança muito grande, porque traz pessoas e vida à região, e que já começou a se desenvolver naturalmente na região."
Um objetivo do grupo que elaborou as propostas para o Master Plan do 4º Distrito é que a localidade seja composta por uma rede de clusters: um tecnológico; outro educacional - atraindo escolas e universidades, que vão produzir conhecimento para o crescimento local -; um cluster da indústria criativa; e um, ainda, da saúde, com a presença de empresas que desenvolvam tecnologia de ponta para a saúde, além da presença de prédios administrativos do Executivo.
A Secretaria Municipal da Fazenda, articuladora das estratégias para o 4º Distrito, dá sustentação econômica às propostas idealizadas para a região. O secretário da pasta, Jorge Tonetto, conta com a consolidação da InvestePoa, empresa de gestão de ativos da Capital, para viabilizar o potencial construtivo da região e a articulação com investidores. 

Inovação está na centralidade do projeto

De acordo com as propostas desenhadas para a localidade, o 4º Distrito pode se consolidar como uma região pioneira no estímulo à inovação. Além de incentivar a presença de universidades, escolas e empresas, tecnologias e da economia criativa, o Master Plan contempla um Living Lab, ou laboratórios vivos (espaços para testes e pesquisas). "Esse é um modelo que não vimos em lugar nenhum do mundo com essa configuração", enfatiza a arquiteta Ada Raquel Schwartz, coordenadora do GT Executivo do 4º Distrito.
"O que observamos é que living labs costumam ser construídos dentro de parques tecnológicos, nós iremos fazer dentro da cidade, porque queremos que o cidadão participe e faça parte da experimentação, aprimorando produtos para a nossa cidade", detalha. A ideia é criar o que já está sendo chamado de Via da Inovação, paralela às avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria. "Em certos trechos, ela teria curva, primeiro porque, em alguns pontos, há quadras grandes, mas principalmente porque queremos que esse espaço sirva para teste de veículos alternativos, e uma das exigências nesse caso é que se faça raio de giro, de conversão", explica a arquiteta.
Essa área de experimentação servirá, principalmente, para que as pessoas não só da região participem da inovação. "O cidadão, inclusive, poderá colocar em prática ideias próprias, experimentar soluções e aprimorá-las para gerar uma tecnologia, um produto ou um serviço. Quando essa criação estiver consolidada e houver viabilidade como negócio, o projeto poderá ser expandido para outras regiões da cidade, e o poder público pode até se tornar sócio."

Restauração do Clube dos Gondoleiros atrai a atenção de investidores

 Entrevista com o Secretário de Urbanismo sobre projetos para o 4º Distrito    na foto: Valter Nagelstein Secretário de Urbanismo e Ada Schwartz Arquiteta

Entrevista com o Secretário de Urbanismo sobre projetos para o 4º Distrito na foto: Valter Nagelstein Secretário de Urbanismo e Ada Schwartz Arquiteta


ANTONIO PAZ/JC
Os debates sobre a revitalização do 4º Distrito já estão atraindo olhares de investidores interessados em instalar empreendimentos na região. Um dos locais cobiçados é o Clube dos Gondoleiros, edificação construída em 1903, entre as ruas Louro Azevedo e Roosevelt, que atualmente passa por revitalização. Conforme detalha o advogado Márcio Louzada Carpena, diretor da Carpena Advogados Associados, que está dando apoio jurídico ao processo de renovação do prédio, há várias propostas sendo avaliadas para o espaço.
Com 2,7 mil m2 (considerando o prédio anexo ligado ao Clube dos Gondoleiros), o edifício já foi sondado por uma rede de universidades, segmento que dialoga diretamente com as propostas do Master Plan para a região. "Teve, ainda, uma empresa analisando para instalar um mix de várias empresas de construção civil. Outra nos procurou com a intenção de construir um hub com vários restaurantes e pubs dentro do espaço", acrescenta Carpena. O grupo também avalia a possibilidade de que o prédio seja utilizado pelo poder público municipal ou estadual.
A definição da atividade que será abrigada no prédio tombado deve ser tomada ao término das intervenções de restauração, prevista para ser concretizada até abril. Atento ao projeto elaborado para o 4º Distrito, Carpena reforça que, atualmente, a cidade já tem bons atrativos para as empresas, como a quantidade de garagens. Porém, ele espera que a proposta saia logo do papel para impulsionar o desenvolvimento local.
As apresentações com as propostas para o plano diretor do 4º Distrito estão disponíveis em: Apresentação e diagnósticos; Premissas e Diretrizes.