Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 17 de Janeiro de 2016 às 21:57

Solução avalia maturidade digital das companhias

Gioielli diz que um dos focos é ajudar gestores a terem insights

Gioielli diz que um dos focos é ajudar gestores a terem insights


DIGITAL INSTITUTE/DIVULGAÇÃO/JC
Acesso a informações relevantes para a tomada de decisões, possibilidade de realizar o trabalho remoto e criação de um ecossistema dinâmico de comunicação com fornecedores e colegas são fatores muitas vezes decisivos para a eficácia de uma empresa. Mas, será que a sua companhia oferece as soluções tecnológicas adequadas para isso? E os seus profissionais, estão fazendo o uso esperado disso?
Acesso a informações relevantes para a tomada de decisões, possibilidade de realizar o trabalho remoto e criação de um ecossistema dinâmico de comunicação com fornecedores e colegas são fatores muitas vezes decisivos para a eficácia de uma empresa. Mas, será que a sua companhia oferece as soluções tecnológicas adequadas para isso? E os seus profissionais, estão fazendo o uso esperado disso?
Para ajudar os gestores a mapearem essas questões e otimizar os custos e os recursos já oferecidos, a startup Digital Institute criou o Índice de Maturidade Digital (DMI). A ferramenta, pioneira no Brasil, produz um relatório minucioso, apontando os pontos fortes e onde é preciso evoluir.
A coleta dos dados é feita com base em questionários realizados com os funcionários, que levam em consideração algumas dimensões, como mobilidade, gestão da informação e social. O CEO & Co-Founder da +Digital Institute, Francisco Gioielli, comenta que o foco é detectar o quanto a tecnologia está contribuindo para a rotina profissional, e não o quanto o colaborador entende de tecnologia.
A metodologia estabelece filtros para ver os resultados por departamento, nível hierárquico, região geográfica e outras variáveis. "Isso possibilita que a empresa tenha insights importantes, como o de perceber que investiu igual em todas as áreas, mas que a resposta de algumas está sendo mais positiva", relata.
Gioielli tem mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia. Engenheiro e mestre em Computação Aplicada, começou atuando nas áreas mais técnicas até chegar à comercial - ele já foi executivo do Google. Foi justamente por perceber que, ao tentar vender algumas aplicações os clientes questionavam a necessidade da implantação que ele resolveu criar uma ferramenta que auxiliasse na tomada de decisões. "A nossa ferramenta ajuda a dar o pontapé inicial, gerando evidências que auxiliem os gestores e detectar onde precisam mudar", explica.
Segundo ele, essa análise possibilita conhecer melhor os processos, além de otimizar custos e poupar esforços desnecessários. Em muitos casos as empresas não colhem benefícios apesar de altos investimentos em tecnologia por falhas em processos ou comunicação interna.
O Índice de Maturidade Digital (DMI) foi lançado em setembro de 2014. O investimento inicial veio dos próprios sócios, que perceberam a oportunidade e decidiram não perder tempo. "Existem poucos recursos disponíveis no Brasil para ideias, a maioria se destina à empresas que já estão faturando. Então, resolvemos ir adiante com base na nossa própria capacidade", ressalta.
Em 2016, um dos focos é acrescentar novas funcionalidades à ferramenta, como o fator exponencial, que vai ajudar a mostrar quanto a empresa pode crescer com base nos recursos que possui no momento.
A startup já possui clientes para os quais comercializa a solução e está faturando. Mas, os sócios estão atentos para novas oportunidades dentro do seu modelo de negócios que possibilitem um retorno financeiro no curto prazo. Uma das alternativas é fazer parcerias com players de consultoria e de tecnologia e incluir a ferramenta de avaliação da maturidade digital dentro do pacote que eles comercializam.

Ford registra recorde de patentes em 2015

A Ford registrou recorde de patentes em 2015, com inovações que vão de veículos autônomos e conectados, dispositivos portáteis, navegação e bicicletas elétricas até plataformas de compartilhamento de viagens e outras tecnologias. No total, a empresa registrou cerca de 6 mil novas invenções, 36% a mais que em 2014.
Entre elas, estão tecnologias que ajudam os veículos autônomos a detectar outros carros em cruzamentos obstruídos ou aumentam a autonomia de modelos elétricos. "Nossos engenheiros e cientistas estão inventando maneiras de enfrentar os desafios da mobilidade, com patentes em diversas áreas para melhorar a vida dos consumidores dentro e fora do carro", diz o vice-presidente executivo da Ford, Raj Nair.