Porto Alegre, quarta-feira, 06 de janeiro de 2016. Atualizado às 15h26.
Dia de Reis.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
32°C
31°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0110 4,0130 0,50%
Turismo/SP 3,7000 4,2000 0%
Paralelo/SP 3,7000 4,2000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Tecnologia Notícia da edição impressa de 06/01/2016. Alterada em 06/01 às 16h26min

Facebook provoca erros em app para testar usuário

KAREN BLEIER/AFP/JC
Testes de 'fidelidade' foram aplicados em quantidades desconhecidas

Alguma vez você já ouviu a frase "o Facebook está fora do ar ou é só no meu celular?". O problema pode ter sido causado propositalmente pela rede social apenas para testar a lealdade de seus usuários.
De acordo com o site The Information, a rede de Mark Zuckerberg realizou testes em seu aplicativo para Android para ver o que os usuários fariam caso não conseguissem acessá-lo por horas.
"As pessoas sempre voltam", disse uma fonte ligada aos testes do site. Segundo ela, as pessoas acabavam tentando conectar à rede pelo navegador de internet do celular no lugar do aplicativo. O site não divulgou quando, onde, nem quantas pessoas foram afetadas pelos erros no app.
A simulação do Facebook, que também planeja ter uma loja de apps, faz parte de uma estratégia da empresa para caso um dia o Google restrinja ou proíba o aplicativo em sua loja - a Play Store. Caso um dia isso aconteça, a rede social quer saber como os usuários se comportariam. Se migrariam para outro app ou tentariam acessá-lo de outra maneira. O Facebook não se manifestou sobre os testes.

Twitter pode aumentar tamanho das mensagens para até 10 mil caracteres


GABRIEL BOUYS/AFP/JC
Limite atual é de 140 toques
O Twitter está estudando aumentar, ainda no primeiro trimestre de 2016, o tamanho dos tuítes. Segundo o site Re/code, no lugar dos tradicionais 140 caracteres, a empresa cogita ampliar os textos para até 10 mil toques. Esse é o mesmo limite das mensagens diretas entre os usuários.
De acordo com o site, Jack Dorsey, que reassumiu o cargo de presidente executivo do Twitter no fim do ano passado, está disposto a fazer mudanças drásticas para atrair novos usuários, o que tem sido o principal problema de rede. Não há uma data de quando as mudanças vão entrar no ar nem qual será o tamanho final dos textos. Segundo o Re/code, dentro do Twitter, o projeto está sendo chamado de Beyond 140 (além de 140, em inglês).
Para que os usuários não tenham a timeline poluída por textão o tempo todo, o Twitter pode exibir apenas parte da mensagem, como os primeiros 140 caracteres. Aí, dependeria do usuário clicar para poder ler o resto. A mudança pode trazer problemas para a empresa. Com textos maiores, os usuários vão ver menos tuítes, diminuindo a maneira como se relacionam com o site. O Twitter também está estudando como evitar spam nessas mensagens, uma vez que um tuíte maior permitirá citar diversos usuários de uma vez só.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Herval inaugura primeira Mistertech no Estado Brasil vive desafio de avançar em ambientes de inovação estruturados Ferramentas auxiliam estados a vigiar contribuinte Anatel anuncia licitação de faixas de radiofrequência

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo