Porto Alegre, terça-feira, 26 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h32.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
28°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0670 4,0690 0,67%
Turismo/SP 3,8700 4,2600 1,38%
Paralelo/SP 3,9700 4,2600 1,38%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 27/01/2016

Safra das azeitonas começará em fevereiro

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC
Guarda Velha, em Pinheiro Machado, tem o maior olival do Estado

Os plantadores de oliveiras do Rio Grande do Sul mais de 70 em 30 municípios preparam-se para iniciar a colheita da safra 2016, cuja expectativa é muito boa, com frutos de alta qualidade, apesar do excesso de chuvas em alguns momentos da primavera passada. Na maior área plantada, a Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado, com mais de 400 hectares de olivais, a colheita das azeitonas de mesa começará dia 15 de fevereiro e as destinadas a azeite, dia 25. O proprietário, Luiz Eduardo Batalha, encontra-se nos Estados Unidos, onde, dia 8 de fevereiro, representará o Brasil no Dia do Azeite Extra Virgem de Oliva do guia Flos Oleil 2016, em Nova Iorque, mas virá para o período da colheita, quando receberá visitantes de todo o País, da Argentina e do Uruguai, para os quais oferecerá degustações, almoços e jantares organizados pelo Instituto de Gastronomia de Flores da Cunha, preparados pelo chefe Mauro Cingolani. Também estão sendo esperadas visitas do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo. Os números não são bem claros, mas acredita-se que a área plantada já ultrapasse 1.500 hectares que produzem 350 toneladas de azeitonas e 45 mil litros de azeite/ano.

Carnaval

O porto-alegrense está tão desacorçoado com a situação econômico-financeira do País, a situação de abandono e insegurança da cidade que nem quer saber de Carnaval. A Top Produtora, que realizaria o Baile de Carnaval da Cidade, na Sogipa, desistiu "por falta de interesse da população". "A sociedade porto-alegrense não aderiu ao baile, e não houve aquisição de ingressos em número condizente com a grandeza que um evento desse porte merece", escreveram Andressa e Luiz Henrique Gasparetto, os organizadores, justificando o cancelamento. Alguns municípios cancelaram o Carnaval de rua por economia. É o caso de Pinheiro Machado, onde o prefeito José Felipe da Feira achou melhor gastar em outras ações os R$ 70 mil que usaria nas atividades carnavalescas.

Aço

O belga Guido de Backer, casado com a brasileira Valéria Kopp, com quem mantém a empresa Matsul, especializada em sistemas de construção, principalmente em aço, em Sinimbu, aqui no Rio Grande do Sul, envia comentário sobre a atual questão do aço no Brasil, onde as siderúrgicas querem elevação da taxa sobre importação do produto e os consumidores dizem que isso aumentará o preço interno do produto. Diz que o aumento pretendido só dificultará o uso do aço no País, elevando seu preço e dos produtos que o utilizam, diminuindo o trabalho da indústria e aumentando o desemprego. O protecionismo pretendido pelas siderúrgicas só será prejudicial.

Unesul

A Unesul ampliou sua frota em 14 ônibus, totalizando 455 veículos para atender Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Entre esses carros, quatro são leitos e farão a linha Porto Alegre - Passo Fundo - Erechim, com duas viagens diárias. Os novos veículos estão equipados com Wi-Fi, carregadores USB em todas as poltronas, entre outros equipamentos. Os assentos são mais confortáveis, com melhor ergonomia, com ângulo maior de inclinação, espaçamento maior entre eles e descanso de pernas.

Táxi

O serviço de táxi em Porto Alegre é muito ruim e, em várias horas e momentos, principalmente em dias de chuva e à noite, não é fácil conseguir algum. A prefeitura e o Sindicato dos Taxistas estão prometendo medidas para disciplinar melhor o setor, garantir que os motoristas sejam honestos e não criminosos, como já se comprovou, e que não falte táxi na cidade. Dia 4 de fevereiro, no Ginásio Tesourinha, será divulgado o resultado da licitação de novas placas, inclusive das que foram apreendidas e canceladas no últimos anos, algumas das quais, ninguém sabe explicar como, voltaram a circular clandestinamente. O Sintaxi está fazendo uma campanha para que os usuários anotem o prefixo do táxi usado e, em caso de mau atendimento, avisem o sindicato e a EPTC.

Plaza

Novos gerentes na Rede Plaza de Hotéis. Dario Zuffo assumiu o Plaza Vacation Club; Evelin Lüderinghausen, o Plaza Caldas da Imperatriz; e Gisele Pazzin Barbosa, o Bahia Plaza.

O Dia

  • Após 37 anos atendendo no mesmo endereço, avenida 24 de Outubro, 859/01, a Padilla Seguros está em nova casa, na rua Corcovado, 247, Auxiliadora - Porto Alegre - CEP: 90540-100. O fone segue (51) 3222-3137.
  • A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentará o desempenho do setor de bens de capital mecânicos em 2015 e as perspectivas para 2016, às 13h50min, na Fiergs.
  • Lojistas de Porto Alegre têm até amanhã para solicitar a declaração que permite abrir a loja com empregados no feriado do dia 2 de fevereiro.
  • O Comitê de Jovens Empreendedores da ACI de Novo Hamburgo promoverá, às 19h, no Grão Brasil Café, na rua Silveira Martins, 13, NH, divulgação dos palestrantes do 4º Encontro CJE, em abril.
  • Lançamento do livro Coisas boas vão acontecer, de Jerônimo Lima, às 19h, na Livaria Cultura do Shopping Bourbon Country.
  • Inauguração de mais um restaurante da dupla Elson Furini e Chiquinho Tasca, às 20h, na avenida Protásio Alves, 1.538. Os donos do Barranco abrirão o Barranquinho.
  • O Praia de Belas está com mais uma opção para as mulheres que não dispensam acessórios: a Amo Bijuterias inaugurou no 2º piso. A empresa tem origem em Canoas e hoje conta com quatro lojas em Porto Alegre.
  • Abertas as inscrições para o Prêmio PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. No Portal do PGQP. As premiações serão entregues na Fiergs, em Porto Alegre, em julho.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Savanah, mais um exemplo portuário A crise não assusta quem trabalha com chocolate Remédios aindamais caros Falta muito para Rio Grande ser grande

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo