Porto Alegre, domingo, 07 de fevereiro de 2016. Atualizado às 21h13.
Dia do Gráfico.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
31°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9090 3,9110 0,38%
Turismo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
Paralelo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Intervalo José A. V. da Cunha


Intervalo

Notícia da edição impressa de 08/02/2016

Dúvidas sobre o negócio

Entre as grandes mudanças que atingiram o negócio da propaganda nos últimos anos está, de forma inequívoca, a influência da mídia digital, que impactou o modelo de remuneração das agências. Hoje, mais de 82% operam com o modelo de remuneração mensal fixa, e cerca de 8% têm 70% da receita proveniente do on-line. No cenário atual, as agências têm o desafio de integrar cada vez mais as plataformas e entender as mudanças do mercado e dos consumidores para se manterem competitivas e voltarem a crescer.
Esta realidade está evidenciada na pesquisa que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap/RS) realizou para identificar a situação do mercado publicitário no Estado. Foram ouvidos 34 empresários do setor, que, ao final, concluem que gerenciam um mercado em declínio, principalmente pela redução de verbas. Mais de 35% dos entrevistados disseram que os negócios estão estagnados, mas mesmo assim fizeram uma comparação positiva sobre os resultados de 2015 em relação a 2014.

As gráficas investem...

Se o mundo digital tira fatias do negócio, o setor precisa se reinventar para viver os novos tempos. É assim que pensa o Sindicato da Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul, focado em apoiar os empresários. "Os tempos são de transformação", disse o presidente, Ângelo Garbarski, acreditando que a saída está em ocupar o espaço que o digital não alcança, como rótulos de alimentos, cosméticos, remédios, discos e convites, e impressos em objetos com papel, plástico, metal, tecido, madeira, cerâmica. Por isso, o foco em 2016 é investir em qualificação, com encontros, cursos e seminários.

...e o design se organiza

Entrou em operação o Sindicato das Empresas de Design do Rio Grande do Sul (Sindesign/RS). A entidade fora fundada em março de 2010, por 31 empresas prestadoras de serviços de design sediadas no Estado, mas só agora entrou em vigor, após vencer os trâmites legais. A primeira diretoria tem José Antônio Verdi, da Verdi Design; Alexandre Müssnich, da PlanobaseLubianca; Márcio Coelho, da Brivia; Roberto Bastos, da Sceno; Paulo Bertussi, da Bertussi Design; Giuliano Cogo, da Zaveo; Mauro Martin, da Ergodesign; Suzanne Reboh, da Reboh Design; e Fernando Ximendes, da Brandgap.

Perfil

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/01/29/206x137/1_emp_19102-429161.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56abd3c4dbfbc', 'cd_midia':429164, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/01/29/480x320/1_emp_19102-429161.jpg', 'ds_midia': ' Samantha Carvalho', 'ds_midia_credi': 'COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' Samantha Carvalho', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é de Samantha Carvalho, diretora da Queen Mob, agência voltada à presença mobile dos clientes. No seu currículo, destaca a indicação pelo Google, em 2012, como uma das seis empresas brasileiras recomendadas para desenvolvimento de sites móveis no Brasil.

AGÊNCIAS

3yz venceu concorrência e seguirá respondendo pela conta digital da Reebok Brasil, que atende desde 2014. Escala criou a campanha da Colcci Fitness, que inclui a imagem de três influenciadoras fitness como garotas-propaganda: Gabriela Pugliesi, Camila Guper e Sue Lasmar. A sessão de fotos foi feita em São Paulo.

GENTE

  • O designer gaúcho Gilnei Silva deixou a SPR Design, braço da agência SPR, de Novo Hamburgo, e em seu site (www.gilneisilva.com) apresenta os principais trabalhos e projetos que realizou e seu processo criativo.
  • Competence incorporou dois novos profissionais à sua Diretoria de Criação: Ricardo Soletti, que já atuava na agência, e Marcelo Pires, que veio da WMcCan, de São Paulo.
 

PARCEIROS

SOLAR DIGITAL é a agência de comunicação criada pela jornalista Flávia Marroni, que conta com Melissa Gass e Daniella Poli na equipe. A empresa direciona sua atenção para a demanda por cuidados com a saúde e bem-estar, atuando na criação de sites, gerenciamento de redes sociais e produção do conteúdo. Atua também como assessoria de imprensa e na produção de vídeos que levarão esses conteúdos para a sala de espera dos consultórios.

TÁ LIGADO

Feevale promoverá, entre 15 e 18 de fevereiro, o curso "Comunicação popular - como falar com a classe C". Será ministrada pelo jornalista Alexandre Bach, que traz uma experiência de quase três décadas e em cujo currículo está a participação no desenvolvimento do Diário Gaúcho, em 2000. As inscrições devem ser feitas no site www.feevale.br/cursosdeverao.

BY THE WAY...

... como defende dom Irno, Carnaval é bom para juntar munição que ajude a enfrentar os leões que vêm por aí.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Esta é a Semana da Comunicação
Encarar a crise de frente, de forma ativa, reinventar-se e avançar são as proposições da Associação Riograndense de Propaganda
Semana da Comunicação 2015: os vencedores do prêmio mais desejado

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo