Porto Alegre, quarta-feira, 06 de janeiro de 2016. Atualizado às 22h03.
Dia de Reis.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
31°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0200 4,0220 0,72%
Turismo/SP 3,7000 4,2200 0,47%
Paralelo/SP 3,7000 4,2200 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 07/01/2016

Ano novo, cinema novo

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Entrevista com Luiz Carlos, administrador do Cine Victoria na Avenida Borges de Medeiros, que reabriu na última sexta-feira.

Às vezes, os cinemas de calçada voltam. Caso do Cine Victória, que ficava na Borges de Medeiros esquina Andrade Neves, e hoje está no número 453 da mesma avenida. Quem toca é Luiz Carlos Moreira Maurente. Praticando preços baixos, o empreendedor opera com custos também baixos. A família cuida da bilheteria à sala de projeção.

Do Ceará a Gramado

Acompanhado da esposa Onélia e dos filhos Pedro e Luísa, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve em Gramado. Conheceram o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, com temperaturas de até 3,5 graus negativos e simulador de trenó de neve. Não é novidade que a cidade recebe muitos turistas do Nordeste. Camilo é do clã Ci-Ci, os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT).

Avenida comercial

Em um espaço compreendido entre três quadras da avenida Independência, estão sendo construídas ou estão em vias de três torres de escritórios. A Goldsztein ergue uma no antigo Teatro da Ospa, esquina João Telles; o Grupo Isdra levanta outra na altura da Fernandes Vieira; e a terceira será construída atrás da antiga mansão H. Theo Moller, perto da Ramiro Barcelos.

Tema recorrente

Há algumas reclamações que são como nervo exposto de dente: um leve toque faz o corpo estremecer todo. Caso das queixas contra os Correios. Bastou a página tocar no assunto que vieram borbotões de relatos de atrasos na correspondência, inclusive as com conteúdo mais sensível, como cartões de crédito.

Roda de papo I

É uma boa definição para o almoço de ontem de jornalistas veteranos com o governador José Ivo Sartori (PMDB) no Palácio Piratini. Não tinha a pretensão de ser uma entrevista formal, até porque ele disse que estava lá mais para ouvir do que para falar. O conjunto da obra mostrou um Sartori seguro e com conhecimento de causa em todos os assuntos levantados.
 

Roda de papo II

Falou-se de tudo, da segurança precária à crise dos estados, passando pela venda dos mais de 6 mil imóveis à renegociação da dívida e o bloqueio de ruas e rodovias. Na questão da dívida, Sartori não crê que Brasília possa ajudar os governadores. Olhando para trás, falou, o seu governo conseguiu fazer muito mais que se esperava no ajuste fiscal.
 

Roda de papo III

Ficou claro que Sartori tem convicção que trilha o caminho certo e mais não ousa por falta de dinheiro. Em alguns momentos, o gringo bonachão da campanha mostra o seu lado calculista, no bom sentido. Um detalhe: se o governo vendesse o ótimo pão integral com casca crocante produzido no Palácio, aliviaria bastante a crise financeira do Rio Grande.
 

Do mosquito Aedes...

Como já disse um médico, todos nós vamos morrer de câncer a não ser que alguma outra doença nos derrube antes. Parece ser o caso dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes. Uma outra possibilidade é síndrome de alguma coisa, e não só as associadas ao inseto mais poderoso do Brasil.
 

...ao avanço de síndromes

Pululam na internet pedidos de ajuda para crianças, na quase totalidade dos casos, que sofrem de alguma síndrome. A mais recente é a de San Filippo, doença degenerativa sem cura, como quase todas. E quase sempre dizem que se trata de doença muito rara. Está deixando de ser.
 

Aplicação automática...

Se você depositar em conta-corrente um cheque seu de outra instituição financeira, o crédito poderá levar dois dias. Mas na agência do banco que se emitiu o cheque, a baixa na conta-corrente é na hora. Grosso modo, eles giram com seu dinheiro por dias a juros da taxa Selic.
 

...rendimento frio

Com a inflação chegando nos 11%, não é bom cair no canto da sereia de aplicação automática, aquela que rende bem abaixo de um fundo de investimento e até mesmo do patinho feio da caderneta da poupança. Só o IOF de 0,20% já come o "ganho". E se o governo conseguir emplacar a volta da CMPF, é mais prejuízo.
 

Miúdas

  • OPERADORES do esquema Lava Jato, tremei: o juiz federal Sérgio Moro voltou das férias.
  • SOBRE a Lava Jato, o ministro Teori Zavascki, do STF, foi definitivo: "Puxa-se uma pena e vem uma galinha".
  • EPTC precisa botar as lotações na linha, literalmente. Não raro passam voando sem atender aos acenos dos passageiros.
  • CAMINHÕES coletores de lixo continuam deixando rastro de sujeira que não foi digerida pelas engrenagens.
  • o que faltava é um norte-coreano maluco ter bomba de hidrogênio, se é que não é gabolice.
  • CONVÉM lembrar que uma bomba H usa uma bomba atômica como "espoleta".

Finais

  • FACULDADE de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) forma nesta sexta-feira/18h30min/Fiergs a 10ª turma, a "Rafael da Cás Maffini".
  • IMAGEM peregrina de N.S. de Navegantes está na Igreja Santo Antônio.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
A rodovia das panelas... Azares no campo Novo point Uma boa e uma ruim

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo