Porto Alegre, sexta-feira, 29 de janeiro de 2016. Atualizado às 19h57.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
30°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0210 4,0230 1,37%
Turismo/SP 3,8500 4,2900 0,70%
Paralelo/SP 3,8500 4,2900 0,70%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Acontece Notícia da edição impressa de 29/01/2016. Alterada em 29/01 às 20h57min

Carnaval toma conta da Cidade Baixa neste sábado

PEDRO MOLNAR/DIVULGAÇÃO/JC
Maria do Bairro completa uma década homenageando Mestre Pernambuco

A folia volta a tomar conta de Porto Alegre neste sábado, com a segunda edição do Carnaval de Rua de 2016. Na Sofia Veloso, a partir das 17h, o Bloco Maria do Bairro completa uma década de animação. Quem faz a festa junto com os coordenadores Zeca Brito, Rafael Tombini e Eger Viana é o casal de mestre-sala e porta-bandeira Luiza Ollé e Miltinho Talaveira. No programa, estão sambas e brincadeiras ao som das marchinhas de Carnaval.
Como o grupo sempre tem um samba-enredo, neste ano, homenageia Waldemar Moura Lima, o Mestre Pernambuco, um dos fundadores do Maria do Bairro que, em 2007, marcou a retomada dos blocos em Porto Alegre. Ele também fundou o Bloco Rua do Perdão e da Banda de K. Professor e ativista cultural, Pernambuco é um intelectual quilombista que dedicou sua vida à valorização da cultura popular e das raízes africanas no Brasil. Os figurinos estilizados dos cantores e do mestre-sala e da porta-bandeira foram inspirados na indumentária do cangaço, do Sertão pernambucano e nas ilustrações de cordel. Couro sintético, rebites, ilhoses, cetim e apliques metalizados são os principais materiais escolhidos por Daniel Lion. E, no som, a Fabulosa Banda do Bloco terá a companhia da Bateria do Areal do Futuro.
Também na Cidade Baixa, a partir das 15h, na esquina da República com a Lima e Silva, a condução da folia será com o Deixa Falar. O tradicional bloco resgata as antigas marchinhas de Carnaval. Há mais de 20 anos, Tia Carmem é a rainha do cortejo. O público pode participar fantasiado, levando confetes e serpentinas. O grupo garante o lança-espuma, receptividade a todas as tribos e que "com chuva ou sol, o bloco sai".
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Revivendo a commedia dell'arte
O risco de se assistir a textos ditos clássicos é esperar-se deles as mesmas características narrativas dos espetáculos concebidos contemporaneamente
Bloco Maria do Bairro celebra 10 anos de Carnaval de rua em Porto Alegre Grupo de batuque se apresenta neste domingo em Porto Alegre, com entrada franca Natal do Santander apresenta a Orquestra de Brinquedos

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo