Porto Alegre, sexta-feira, 29 de janeiro de 2016. Atualizado �s 19h57.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
29°C
30�C
23�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,0210 4,0230 1,37%
Turismo/SP 3,8500 4,2900 0,70%
Paralelo/SP 3,8500 4,2900 0,70%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Acontece Not�cia da edi��o impressa de 29/01/2016. Alterada em 29/01 �s 20h57min

Carnaval toma conta da Cidade Baixa neste s�bado

PEDRO MOLNAR/DIVULGA��O/JC
Maria do Bairro completa uma d�cada homenageando Mestre Pernambuco

A folia volta a tomar conta de Porto Alegre neste sábado, com a segunda edição do Carnaval de Rua de 2016. Na Sofia Veloso, a partir das 17h, o Bloco Maria do Bairro completa uma década de animação. Quem faz a festa junto com os coordenadores Zeca Brito, Rafael Tombini e Eger Viana é o casal de mestre-sala e porta-bandeira Luiza Ollé e Miltinho Talaveira. No programa, estão sambas e brincadeiras ao som das marchinhas de Carnaval.
Como o grupo sempre tem um samba-enredo, neste ano, homenageia Waldemar Moura Lima, o Mestre Pernambuco, um dos fundadores do Maria do Bairro que, em 2007, marcou a retomada dos blocos em Porto Alegre. Ele também fundou o Bloco Rua do Perdão e da Banda de K. Professor e ativista cultural, Pernambuco é um intelectual quilombista que dedicou sua vida à valorização da cultura popular e das raízes africanas no Brasil. Os figurinos estilizados dos cantores e do mestre-sala e da porta-bandeira foram inspirados na indumentária do cangaço, do Sertão pernambucano e nas ilustrações de cordel. Couro sintético, rebites, ilhoses, cetim e apliques metalizados são os principais materiais escolhidos por Daniel Lion. E, no som, a Fabulosa Banda do Bloco terá a companhia da Bateria do Areal do Futuro.
Também na Cidade Baixa, a partir das 15h, na esquina da República com a Lima e Silva, a condução da folia será com o Deixa Falar. O tradicional bloco resgata as antigas marchinhas de Carnaval. Há mais de 20 anos, Tia Carmem é a rainha do cortejo. O público pode participar fantasiado, levando confetes e serpentinas. O grupo garante o lança-espuma, receptividade a todas as tribos e que "com chuva ou sol, o bloco sai".
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Revivendo a commedia dell'arte
O risco de se assistir a textos ditos cl�ssicos � esperar-se deles as mesmas caracter�sticas narrativas dos espet�culos concebidos contemporaneamente
Bloco Maria do Bairro celebra 10 anos de Carnaval de rua em Porto Alegre Grupo de batuque se apresenta neste domingo em Porto Alegre, com entrada franca Natal do Santander apresenta a Orquestra de Brinquedos

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo