Porto Alegre, sexta-feira, 15 de janeiro de 2016. Atualizado �s 15h10.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
32°C
31�C
20�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,0610 4,0630 1,60%
Turismo/SP 3,6500 4,2300 0,23%
Paralelo/SP 3,6500 4,2300 0,23%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Cultura Not�cia da edi��o impressa de 14/01/2016. Alterada em 15/01 �s 16h10min

Artistas revindicam perman�ncia no condom�nio c�nico do HPSP

MARCO QUINTANA/JC
Oigal� utiliza Condom�nio C�nico do Hospital Psiqui�trico S�o Pedro

Michele Rolim

Uma das principais demandas da classe teatral é por espaço. Nas últimas décadas, a produção aumentou, mas os locais não. São poucos os grupos que conseguem manter lugares próprios para ensaiar e pesquisar linguagens. O que, por vezes, acaba precarizando as montagens. Talvez, outros venham somar a esta realidade.
Amanhã, os coletivos teatrais que ocupam os pavilhões 5 e 6 do Hospital Psiquiátrico São Pedro prometem reunir centenas de artistas e simpatizantes na manifestação Daqui não saio... Daqui ninguém me tira, marcada para as 15h, na Esquina Democrática. A concentração é resposta à comunicação que os grupos receberam no dia 7 passado, exigindo a devolução do espaço à Secretaria da Saúde. A pressão deve continuar mesmo depois da manifestação: uma página no Facebook, criada pelos grupos já reuniu mais de oito mil apoiadores. Além disso, uma petição pública pela continuidade do convênio que garante a permanência dos grupos já circula na área cultural.
A manifestação da última quinta-feira é o capítulo mais recente da novela da ocupação dos pavilhões, que já dura 16 anos. Naquela data, em reunião com representantes dos grupos teatrais, que integram o Condomínio Cênico, e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a Secretaria da Saúde comunicou sua disposição de retomar o espaço, a ser reformado e utilizado para serviços administrativos da pasta.
Acordos de cooperação técnica entre a Sedac e a Secretaria da Saúde garantiam que os grupos ocupassem culturalmente os pavilhões. O local já foi palco de vários espetáculos, e até da Bienal do Mercosul, em 2001. Entretanto, desde 2008, não ocorrem mais apresentações. O local foi interditado após vistoria da Secretaria de Obras, depois que um laudo apontou riscos estruturais.
O laudo é contestado pelos grupos, que relatam opiniões divergentes de arquitetos e engenheiros. Atualmente, as companhias que participam do condomínio - Caixa-Preta, Falos & Stercus, Neelic, Oigalê e Povo da Rua - usam os espaços para ensaios, criação, pesquisa e armazenamento de material.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), o local precisa passar por obras de recuperação. Não alheios a isso, os grupos de teatro, inclusive, têm um projeto de restauro, elaborado em 2012 pelo Escritório Modelo Albano Volkmer, vinculado à Faculdade de Arquitetura da Ufrgs.
Durante a reunião do dia 7, foram levantadas algumas questões, entre elas, de onde viriam os recursos para o restauro por parte do governo, em virtude da difícil situação financeira do Estado, quanto seria o valor necessário e quanto tempo o processo demoraria. Segundo o arquiteto e vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/RS Rafael Pavan dos Passos, a situação é preocupante: "Daqui a pouco, retirar os grupos seja o primeiro passo para esvaziar o local e não ter ninguém de cúmplice da entrega dele ao tempo. Esses prédios vão se deteriorar a tal ponto, que fique inviável para o poder público investir e acabe procurando uma parceria privada". Ele também adverte: "Essa atitude de política frente aos edifícios tombados é mais ou menos o que acontece no Cais Mauá; a justificativa é a da revitalização e ganha apoio de uma parcela da sociedade. Tu deixas um processo tão grande de deterioração que os custos aumentam muito".
A questão é juridicamente controversa. Um dos pontos de discussão é a cláusula oitava do termo, intitulada "Denúncia e rescisão": "o presente acordo de cooperação técnica poderá ser denunciado pelos partícipes, dando-se notificação por escrito com, pelo menos, 30 (trinta) dias de antecedência". Os grupos do Condomínio Cênico alegam em sua defesa que ambas as partes devem concordar, e que o registro do imóvel ainda seguia na Secretaria da Cultura (ao menos até 07/01), ou seja, o gestor desta pasta poderia negar a entrega.
No mesmo dia do conturbado encontro, a Secretaria de Cultura enviou uma nota à imprensa alegando que reconhece a importância do Condomínio Cênico para a cultura, mas que não questiona a legitimidade da Secretaria Estadual da Saúde que, considerando as condições físicas dos pavilhões, solicitou a rescisão do termo de Cooperação Técnica. No documento, também prometeu encontrar espaços de propriedade do Estado, que estejam ociosos e possam ser utilizados para fins culturais para acomodar esses grupos. Os coletivos, por sua vez, garantem que a promessa já foi feita por outras secretarias e para eles é importante a manutenção daquele espaço, exigindo uma postura mais firme da Secretaria de Cultura do Estado.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Grupos teatrais v�o ter que desocupar pavilh�es do Hospital Psiqui�trico S�o Pedro Grupo Kadima � o destaque no Pr�mio A�orianos de Dan�a 2015
Cerim�nia de premia��o aconteceu nesta ter�a-feira, no Teatro Renascen�a
Soci�logo Manuel Castells participar� de evento em Porto Alegre Fronteiras do Pensamento aborda mudan�as na sociedade atrav�s de altera��es no tr�nsito

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo