Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Receita

- Publicada em 20 de Janeiro de 2016 às 14:49

Coluna da Receita

Rascunho do IR de 2016
Rascunho do IR de 2016
No rascunho, que pode ser encontrado na página da RFB na internet e em aplicativos para celulares e tablets, os contribuintes podem incluir dados como despesas médicas e rendimentos recebidos ao longo de 2015. Essas informações poderão ser exportadas para a declaração do IR, exercício 2016, referente ao ano-calendário 2015. O serviço para 2016 trouxe algumas novidades. O contribuinte poderá importar os dados da sua declaração do ano anterior para o rascunho. Também será possível informar as doações feitas, os rendimentos recebidos de pessoas físicas (com um campo específico para colocar o CPF da fonte pagadora), os rendimentos recebidos com exigibilidade suspensa e os rendimentos isentos na alienação de bens. O rascunho para a declaração está disponível desde o fim de julho de 2015, mas o contribuinte pode usar a ferramenta até 28/02/16. A partir de 1º de março, quando começa o prazo de entrega da declaração de 2016, o aplicativo não poderá ser mais preenchido. O contribuinte deverá apenas transferir os dados para o programa da declaração. O período de envio termina em 29 de abril.
Como usar a ferramenta
O usuário deve acessar o site do aplicativo www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSDR/IRPFRascu nho/index.asp, clicar em "fazer rascunho". Na próxima tela, digitar o CPF e código de segurança. Clicar em "avançar" e, depois, "iniciar rascunho". Na página que segue, já é possível começar a usar a ferramenta. Cada despesa tem uma categoria no site, por exemplo, se o usuário quer adicionar gastos com médicos, clique em "pagamentos" e identifique como categoria saúde. Para tablets e smartphones, é preciso baixar o aplicativo APP IRPF, nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android. Para os usuários do sistema IOS na Apple Store.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO