Porto Alegre, quinta-feira, 14 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h37.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
31°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9970 3,9990 0,29%
Turismo/SP 3,6500 4,2200 1,19%
Paralelo/SP 3,6500 4,2200 1,19%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Importados Notícia da edição impressa de 15/01/2016. Alterada em 14/01 às 20h58min

Audi fortifica oA1 Sportback

PEDRO BICUDO/DIVULGAÇÃO/JC

Hatch compacto ganha versões mais potentes no Brasil, além de evoluções estéticas. Na linha 2016, o modelo incorpora a versão Ambition, equipada com motor 1.8 Turbo FSI de 192 cv de potência e torque de 250 Nm. Na configuração Attraction, o A1 Sportback conta com propulsor 1.4 Turbo FSI de 125 cv e 200 Nm.
De aparência esportiva, o carro ficou ainda mais arrojado com as mudanças no design externo, que incluem para-choques reformatados (e que deixaram o A1 Sportback dois centímetros mais longo, com comprimento total de 3,97 metros). Grade dianteira, faróis, lanternas de LED e rodas também foram reestilizados.
Na parte técnica, uma nova direção eletromecânica garante que o motorista tenha dirigibilidade ideal em todas as situações de rodagem. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta - embora a regulagem esteja mais rígida, a direção oferece mais conforto do que a anterior.
Outra novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select, disponível na versão Ambition 1.8. O condutor consegue utilizá-lo para alterar as características do motor e do câmbio entre três modos: auto, eficiência e dinâmico.De série nas duas configurações, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) foi desenvolvido ainda mais e, pela primeira vez, pode ser usado em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, a vetorização de torque entra em ação para diminuir a tendência do automóvel de escapar de frente (subesterço) quando guiado no limite.
Quando o ESC é desativado completamente, a vetorização de torque continua operando para garantir a precisão na direção do veículo e o bloqueio eletrônico do diferencial funcionando para assegurar o máximo de tração. Uma função acessória do ESC é a assistência à frenagem contra multicolisões, também de série: após um acidente, o recurso evita a movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão secundária.
Com o motor 1.8 TFSI (que substitui o 1.4 TFSI de 185 cv e 250 Nm) da versão Ambition, o desempenho dinâmico do A1 Sportback melhora. Agora, ele acelera de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e à velocidade máxima de 234 km/h (antes eram sete segundos e 227 km/h).
Na versão Attraction, o A1 Sportback recebe uma configuração mais comedida do propulsor 1.4 TFSI. Mesmo assim, a performance não foi prejudicada: o hatch compacto acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 204 km/h de velocidade máxima (contra nove segundos e 203 km/h do modelo 2015).
O câmbio S tronic de dupla embreagem com sete marchas tem contribuição decisiva no dinamismo do A1 Sportback. Além do rápido e eficiente modo automático de troca das marchas, o motorista pode mudá-las manualmente com a alavanca seletora no console central ou com as aletas instaladas no volante.
A caixa S tronic consiste de duas subtransmissões. Duas embreagens multidiscos operam as engrenagens das marchas, que estão distribuídas em eixos de tração separados. As estruturas das duas transmissões estão ativas o tempo todo, porém apenas uma delas é conectada ao motor a cada momento. As trocas são efetuadas pela alternância das embreagens. A relação das marchas inferiores é curta e esportiva, enquanto as mais altas são longas para reduzir a rotação do propulsor e economizar combustível.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz GLE amplia seus predicados Sofisticação está em alta no sedã Lexus ES350 Citroën dá início à pré-venda do C4 Picasso Subaru mantém ofensiva no mercado brasileiro

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo