Porto Alegre, quinta-feira, 07 de janeiro de 2016. Atualizado �s 21h31.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
23°C
30�C
24�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,0520 4,0540 0,79%
Turismo/SP 3,7000 4,2500 0,71%
Paralelo/SP 3,7000 4,2500 0,71%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Giro R�pido Vinicius Ferlauto


Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 08/01/2016

Resultados de 2015

A Renault do Brasil fechou o ano de 2015 com uma participação de mercado recorde de 7,3%, crescimento de 0,2 ponto percentual em relação a 2014, com 181.503 automóveis emplacados.
No segmento de carros premium, a Audi do Brasil terminou 2015 na liderança. De janeiro a dezembro, a marca alemã comercializou 17.539 unidades, o que representa um crescimento de 40,4% em relação ao mesmo período de 2014. No mês passado, a Audi registrou 2.297 emplacamentos - crescimento de 66,2% sobre novembro -, superando o próprio recorde de 1.942 veículos vendidos em agosto. É a primeira vez na história que uma marca premium alcança esse número no País.
A MAN Latin America foi a fabricante que mais vendeu caminhões em 2015 no Brasil. Foram emplacados 19.543 modelos Volkswagen e MAN acima de 3,5 toneladas no ano passado, com participação de 27,3%. No mercado de ônibus, a montadora obteve a vice-liderança, com 3.659 chassis faturados e 21,8% de share.

Gigante chinês

A Chery tornou-se a primeira montadora chinesa a fabricar mais de cinco milhões de veículos de passeio. Na última década, a empresa alcançou o primeiro estágio do seu plano de expansão de produção e vendas, batizado de "Made in China 2025", consolidando assim a sua posição de líder entre as automotivas chinesas.

Matéria-prima alternativa

Pela primeira vez, a Pirelli produziu um pneu de altíssima performance (UHP) que contém em sua composição a borracha natural da guaiúle, um arbusto que cresce, normalmente, em climas áridos e pode ser cultivado com pouca água e sem pesticidas. Assim, a planta torna-se uma alternativa viável para a tradicional seringueira, árvore tipicamente brasileira, da qual é extraída a borracha tradicional.

Ascensão dos autônomos

Conforme uma análise realizada pela empresa de consultoria norte-americana McKinsey & Company, até 2030, 15% de todos os automóveis vendidos no mundo serão totalmente autônomos. Os primeiros veículos desse tipo chegarão ao mercado entre 2020 e 2022. O estudo ainda indica que a compra de carros em cidades densamente povoadas está caindo, bem como o número de jovens habilitados a dirigir. A consultoria prevê ainda que, nesse período, 10% dos carros sejam utilizados em programas de compartilhamento.

Air bag central

A companhia ZF TRW desenvolveu um novo air bag para auxiliar os fabricantes de veículos a melhorar a segurança em impactos laterais. A bolsa de ar é integrada à almofada localizada no encosto do assento do motorista e configurada para proteger a cabeça, ombros e torso dos ocupantes dianteiros. Na eventualidade de um impacto lateral, esse air bag central ajuda a "imobilizar" o motorista, minimizando o deslocamento do seu corpo e reduzindo o risco de choque contra o passageiro dianteiro ou com estruturas internas do veículo.

Estepes temporários sob risco

Bastante comuns em projetos novos e carros importados, os "estepes temporários", pneus sobressalentes mais finos, podem ser proibidos no Brasil. É o que prevê um projeto de lei do deputado gaúcho Pompeo de Mattos (PDT), que pretende obrigar as montadoras a equipar os automóveis com estepes de dimensões idênticas às dos pneus originais do veículo. O projeto tramita em caráter conclusivo e deverá passar por análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; de Constituição e Justiça; de Cidadania e de Defesa do Consumidor. Caso aprovada, as montadoras que descumprirem a lei terão que indenizar os proprietários em 30 dias com 10% do valor do carro.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Pessimismo no futuro imediato
O setor de transporte est� sofrendo fortemente com a crise no Brasil.

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo