Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 19 de junho de 2018.
Dia do Cinema Brasileiro.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

CÂMARA DE PORTO ALEGRE

Notícia da edição impressa de 31/12/2015. Alterada em 30/12 às 21h19min

Mesa Diretora toma posse na próxima segunda-feira

Petebista Cassio Trogildo comandará as atividades legislativas em 2016

Petebista Cassio Trogildo comandará as atividades legislativas em 2016


ANTONIO PAZ/JC
A nova Mesa Diretora do Legislativo tomará posse na próxima segunda-feira, às 15h, no plenário Otávio Rocha da Câmara de Porto Alegre. O novo presidente da mesa, vereador Cássio Trogildo (PTB), foi eleito através de acordo firmado no início de 2015. O comando da Casa é alterado anualmente entre as quatro maiores bancadas: PT, PDT, PMDB e PTB. Foram 23 votos a três. Somente Fernanda Melchionna e Alex Fraga, ambos do P-Sol, e Marcelo Sgarbossa (PT) foram contrários.
Em um encontro entre o atual presidente, Mauro Pinheiro (PT), e Trogildo, foram tratadas questões da transição da direção da Casa. O assunto principal foi a implantação do ponto eletrônico. O novo sistema ainda está em adaptação, e Trogildo dará continuidade ao processo.
O parlamentar acredita que o ponto eletrônico precisa ser tratado apenas como uma ferramenta de efetividade. Ele afirma que as questões referentes à instalação do equipamento já foram superadas e pretende imprimir caráter positivo à situação. "Estamos abertos ao diálogo. Com diálogo, iremos achar a melhor medida para que essa ferramenta seja tratada da melhor maneira possível na Casa."
A gestão de Mauro Pinheiro na Câmara foi bastante contestada pelos servidores. O parlamentar credita a oposição feita pelo Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre às medidas adotadas para a implantação do ponto eletrônico. Os servidores contestam a afirmação e dizem ser favoráveis ao novo sistema.
O petista mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de continuidade de trabalhos que havia sido acordada ainda no início do ano, do ponto de vista administrativo. "Conseguiremos ter uma continuidade administrativa, o que não significa que os ajustes necessários não serão realizados", explica.
Trogildo afirma que a troca anual da presidência, muitas vezes, dificultava os projetos elaborados que visavam ao aperfeiçoamento das funções do Legislativo, o que ele assegura que não acontecerá neste ano. O ponto de vista político o parlamentar prefere resguardar para seu discurso de posse.
O fato de 2016 ser um ano eleitoral, o que tende a diminuir o ritmo das atividades legislativas, não preocupa Trogildo. O futuro presidente afirma que não permitirá que a Casa pare pelo pleito. "Ano eleitoral não vai atrapalhar o trabalho da Câmara de Porto Alegre. A cidade não pode ficar paralisada por causa das eleições."
A nova Mesa Diretora ficará configurada com Trogildo na presidência, Guilherme Socias Villella (PP) como 1º vice-presidente e Delegado Cleiton (PDT) como 2º vice-presidente. Os secretários são Paulo Brum (PTB), Carlos Comassetto (PT) e Mário Manfro (Rede), nesta ordem. Na segunda-feira, também serão empossados os componentes das seis comissões permanentes e da Comissão Representativa, formulada por 19 vereadores que atuam durante os recessos parlamentares.
A administração de 2016 também contará com Atidor da Silva da Cruz, como diretor-geral; Tamara Biolo, na Direção Administrativa; Adriano Borges Gularte, chefe de gabinete da Presidência; Milton Furtado, responsável pelas Relações Institucionais da Casa; e o jornalista Felipe Chemale, que substituirá Marta Dueñas na Comunicação do Legislativo. Luiz Afonso Peres seguirá ocupando a Diretoria Legislativa. Também fará parte da nova equipe Breno Santos de Oliveira, como diretor de Patrimônio e Finanças.
 

Novo presidente do Legislativo da Capital é acusado de compra de votos

O vereador Cassio Trogildo (PTB), novo presidente da Câmara de Porto Alegre, mantém seu mandato através de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2013, Trogildo foi cassado por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A liminar foi mantida em decisão monocrática emitida pelo ministro Luiz Fux, do TSE. Trogildo aguarda a decisão do pleno. Em 2012, quando foi eleito, o petebista foi acusado e condenado por utilizar a máquina pública na obtenção de votos, através de serviços prestados pela Secretaria Municipal de Obras e Viação, comandada na época pelo parlamentar.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia