Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 17 de Dezembro de 2015 às 21:58

Teori Zavascki manda soltar o banqueiro André Esteves

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta quinta-feira, a prisão do ex-banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, mas manteve as do senador Delcídio Amaral (PT-MS), do assessor dele, Diogo Ferreira, e do advogado Edson Ribeiro.
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta quinta-feira, a prisão do ex-banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, mas manteve as do senador Delcídio Amaral (PT-MS), do assessor dele, Diogo Ferreira, e do advogado Edson Ribeiro.
Os quatro foram presos por tentativa de obstruir a Operação Lava Jato ao planejar a fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para evitar uma delação premiada.
Apesar de ter revogado a prisão de Esteves, Teori estabeleceu medidas restritivas. Ele será obrigado a comparecer em juízo, quando necessário, precisa de autorização para se locomover e está proibido de exercer atividade ou mesmo ingressar no banco que controlava. Esteves não será obrigado a usar tornozeleira eletrônica. O descumprimento de qualquer das determinações pode levar André Esteves de volta à cadeia.
O alvará de soltura de Esteves foi expedido pelo STF e ele já pode deixar o presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde cumpre, há 21 dias, prisão preventiva.
Teori reiterou a transferência de Delcídio Amaral e Diogo Ferreira para um quartel da Polícia Militar do Distrito Federal e manteve o advogado Edson Ribeiro no presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.
A principal prova contra os três é uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Bernardo. Numa conversa no começo do mês passado, Delcídio e Ferreira cogitam enviar Cerveró para Espanha e afirmam que Esteves daria suporte financeiro de
R$ 50 mil mensais à família do ex-diretor da Petrobras.
O ex-banqueiro, que não participa da conversa, teria tido acesso a trechos da delação de Cerveró.
No começo desta semana, Delcídio afirmou a Teori que "blefou" sobre a participação de Esteves na ideia de ajudar na fuga de Cerveró. Até então, Delcídio ocupava o posto de líder do governo no Senado.
Os advogados de Delcídio não quiseram comentar a decisão de Zavascki. "Uma decisão do Supremo não se comenta, se cumpre e se recorre", afirmou Antonio Augusto Figueiredo Basto, um dos defensores. Segundo ele, a defesa vai evitar fazer qualquer declaração sobre as decisões no caso, sejam contra ou a favor. As orientações são do advogado Maurício Leite, que acompanha Delcídio desde o início do caso.
Basto afirmou que Delcídio já está muito exposto e que advogados e assessores vão se manter longe de repercussões.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO