Porto Alegre, quarta-feira, 23 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h37.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
27°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9520 3,9540 0,82%
Turismo/SP 3,7900 4,2000 0%
Paralelo/SP 3,7900 4,2000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Palavra do Leitor Roberto Brenol Andrade


Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 24/12/2015

É Natal

Ainda que tenha sido criado para vender uma marca de refrigerante e divulgar uma forma de vida ao preço do risco de neutralidade do verdadeiro dono da festa, o Menino Jesus de Nazaré, o Papai Noel consolidou sua imagem de bom velhinho, que vem de longe (as seis renas do trenó evitam depender da gasolina da Petrobras) para distribuir presentes para todas as crianças do mundo. Neste ano, no entanto, as crianças brasileiras poderão ficar privadas ou terem reduzida a visita do bom velhinho, por causa da maior crise ética, moral, política, econômica e social que o País enfrenta. Crise sem precedentes, causada por quem destruiu a Varig e está destruindo a Petrobras, mas não conseguirá "não passarão" destruir o Brasil, porque várias instituições não se deixaram contaminar pela inversão de valores praticada pelos predadores da nação. Nós, aqui no Sul do País, talvez possamos ver Papai Noel cruzar o céu direto até a Argentina, onde o povo soube fazer a lição de casa, enquanto nós, brasileiros, temos que amargar um Executivo agonizante pela incompetência e um Legislativo corroído pela corrupção. Mas não há como deixar de desejar um Natal Feliz. (Sérgio Becker, Porto Alegre)
Miss Universo
Errar é humano, mas quando o nosso erro causa prejuízo a outrem temos de pagar por ele. Não precisa ser entendido em direito internacional para perceber que a gafe do apresentador do Miss Universo 2015, Steve Harvey, anunciando o nome da candidata eleita de forma equivocada, dá à Miss Colômbia que, por conta desse equívoco, perdeu a coroa para a filipina Pia Alonzo, menos de 5 minutos após tê-la recebido o direito de processar a organização do concurso, pedindo uma compensação pecuniária pelo constrangimento a que foi submetida no âmbito internacional. Afinal, quem se responsabiliza pelo trauma psicológico com o qual essa moça irá conviver para o resto da vida? (Lino Tavares, jornalista)
Guardadores de carro
Os chamados guardadores de veículos são, realmente, "achacadores". Estão pedindo até R$ 20,00 e se aglomeram em torno de qualquer local que saibam que terá muita gente. O Theatro São Pedro é um dos locais preferidos. Mas eles estão em todos os lugares. Está demais. (Paula Martins, Porto Alegre)
Barulho
Reporto-me ao prefeito José Fortunati, como cidadã indignada que não consegue usufruir de seus direitos. Tenho direito ao silêncio dentro de minha moradia. Não sou obrigada a ouvir propagandas de lojas em volume altíssimo o dia inteiro. Mas é isto que vem ocorrendo. Através do "Fala Porto Alegre", já fiz várias reclamações gerando vários protocolos à Smic e à Smam, e eles dizem que não é da alçada deles. Para que termos órgãos que não cumprem sua função? (Maria Morales, bióloga, Porto Alegre)
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Uber x EPTC
Vejo uma solidariedade inacreditável por parte da EPTC e da própria prefeitura de Porto Alegre com os taxistas

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo