Porto Alegre, domingo, 06 de dezembro de 2015. Atualizado às 22h15.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
28°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7360 3,7380 0,29%
Turismo/SP 3,6000 3,9800 0,75%
Paralelo/SP 3,6000 3,9800 0,75%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Palavra do Leitor Roberto Brenol Andrade


Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 07/12/2015

Lutzenberger

Parabéns ao psicanalista e jornalista João Gomes Mariante pelo excelente artigo, publicado na página 4/Opinião, edição de 27/11/2015 do Jornal do Comércio, sobre o grande ambientalista José Lutzenberger. Foi um visionário e lutador pela causa do meio ambiente. Pela saúde do planeta, necessitamos milhões de Lutzenbergers. Devemos falar mais e nunca esquecer de sua grande contribuição para a humanidade. (Ricardo Recktenwald)
Jardel
Li, na edição de 03/12/2015 do Jornal do Comércio, a frase do advogado Amadeu Weinmann. Sem entrar no mérito da culpa do deputado estadual Mário Jardel (PSD), grande jogador do passado, penso que os direitos iniciais dele foram mesmo ignorados. Entrar na moradia e não permitir que chamasse o seu advogado foi uma arbitrariedade. Além disso, concordo com o presidente da Assembleia, deputado Edson Brum (PMDB), quem pode cassar um deputado é o Legislativo, não o Tribunal de Justiça (TJ) baseado em acusações que precisam ser provadas no devido processo legal. Ainda bem que o TJ voltou atrás. (Elton Fillinto, Porto Alegre)
Congresso
Quantos deputados federais nós, povo, sustentamos? Que benefícios eles nos trazem? O que se vê, ultimamente, lembra uma escolinha com crianças com até cinco anos de idade, onde fica uma acusando a outra sobre quem mentiu. É isso que está acontecendo de verdade com a nossa política: politiqueiros despudorados. Brasileiros, aprendam a votar! (Glenio César Feres)
Impeachment
O que a presidente Dilma Rousseff (PT) mais quer é ser processada por impeachment. Assim, ela terá o mais amplo direito de defesa e se socorrerá de toda sorte de recursos jurídicos e financeiros. Só isso já é suficiente para terminar seu mandato e, ainda, de lambuja, fazer o seu sucessor. Não há que se confundir e/ou comparar com o impeachment de Fernando Collor. Mesmo processado, renunciou em 29 de dezembro de 1992. Não entendo como têm incautos que ainda acreditam em impeachment. (Edgar Granata, advogado)
Polícia brasileira
Levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, revelado pela edição de 2014, aponta que, em apenas cinco anos, as polícias brasileiras (civil e militar) mataram tanto quanto a norte-americana em três décadas. Isso sem contar os tantos favelados que "somem", muitos deles inocentes que não são contabilizados como mortes policiais. Por outro lado, os números de policiais mortos no Brasil também batem recordes, o que revela uma falência geral do sistema, avalia a diretoria executiva do Fórum Nacional de Segurança Pública, responsável pelo estudo. Deve-se levar em conta que a responsabilidade não é apenas das instituições policiais, como também dos demais órgãos de controle da atividade, como Judiciário e Ministério Público, que poderiam propor outros padrões de atuação, além de ouvidorias que se revelam extremamente frágeis. (Danilo Guedes Romeu, professor)
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Café Pushkin
Esta é uma daquelas histórias que daria um bom romance ou um excelente filme

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo