Empresa de Porto Alegre entrega mensalmente opções literárias pelo Brasil

Que tal um livro surpresa todo mês?


Empresa de Porto Alegre entrega mensalmente opções literárias pelo Brasil

O mercado de clubes de assinaturas no Brasil vem aumentando consideravelmente desde 2012. Hoje, são muitas as opções de produtos específicos para receber em casa periodicamente.
O mercado de clubes de assinaturas no Brasil vem aumentando consideravelmente desde 2012. Hoje, são muitas as opções de produtos específicos para receber em casa periodicamente.
Ao reparar na popularização deste tipo de serviço, em 2013, os amigos Arthur Dambros, Gustavo Lembert e Tomás Susin, que são amantes da leitura, começaram a discutir ideias para abrir um negócio próprio.
Assim, surgiu a Tag Experiências Literárias, empresa criada em Porto Alegre que entrega a seus associados, todo mês, um livro recomendado por um curador de reconhecimento. "A gente tenta deixar a leitura divertida e agradável. E também fugir da experiência de leitura que as pessoas estão acostumadas", afirma Lembert. Eles garantem: ninguém deixou de frequentar livrarias por causa disso, pelo contrário, o hábito alimenta o hábito.
Além do exemplar, que é sempre surpresa, o kit entregue contém uma revista editada pela Tag sobre o contexto daquela leitura, referências e influências do autor, época, filmografia relacionada e também detalhes sobre o curador que o selecionou. A caixa, ainda, traz algum "mimo" diferente, que tenha a ver com o universo do livro. Em Orgulho & Preconceito, romance da escritora britânica Jane Austen, por exemplo, foi enviado um saquinho de chá inglês. Em Neve, de Orhan Pamuk, os itens foram soterrados por pequenas esferas de isopor.
"A gente sabe que muita gente fica ansiosa por receber a surpresa. Uma cliente nos disse que é como se fizesse aniversário todos os meses", conta Susin.
O objetivo da Tag é enviar para os leitores títulos que fujam do senso comum - exceto livros técnicos - de ficção e não ficção, e captar curadores que sejam admirados, tanto pela empresa quanto pelos assinantes (veja na lista abaixo).
Para os sócios, a maior satisfação é o entrosamento e a relação de confiança que acaba-se criando com os associados. Em um ano de operação, 1.700 pessoas assinam o serviço da Tag, por R$ 69,90, em todos os estados do Brasil. Do total, 70% são mulheres.
Há um grupo no Facebook que funciona como uma pequena comunidade para interação e troca de ideias sobre os kits e sobre literatura. Para conseguir os exemplares, o trio contata direto as editoras e, durante cinco dias por mês, é feito um mutirão no escritório, que fica no bairro Bom Fim, para a montagem e logística.
A dupla prevê que o faturamento para 2016 seja de
R$ 3 milhões.

Veja os títulos já enviados pelo clube

Aprender a Viver, de Luc Ferry, indicado por Clóvis de Barros Filho
Contos de Imaginação e Mistério, de Edgard Allan Poe, indicado por Marcelo Gleiser
Noite do Oráculo, de Paul Auster, indicado por Gregorio Duvivier
A Estrada, de Cormac McCarthy, por David Eagleman
O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, indicado por Mário Prata
Sidarta, de Hermann Hesse, por José Pacheco
Patrimônio, de Philip Roth, indicado por Cíntia Moscovich
Neve, de Orhan Pamuk, indicado por Sarah Hrdy
Duas Narrativas Fantásticas, de Fiódor Dostoiévski, indicado por Luiz Felipe Pondé
Solar, de Ian McEwan, indicado por Paul Bloom
O Intruso, de William Faulkner, indicado por Patch Adams
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, indicado por Peter Singer
Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar, indicado por Frei Betto
Os Tigres de Mompracem, de Emilio Salgari, indicado por Javier Naranjo, especial Dia das Crianças
Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, indicado por Daniel Pink
O Físico, de Noah Gordon, indicado por Mario Sergio Cortella