Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 29 de Dezembro de 2015 às 17:46

IBM automatiza processos com tecnologia inédita

Empresa amplia nível de proteção de informações sensíveis

Empresa amplia nível de proteção de informações sensíveis


IBM/DIVULGAÇÃO/JC
Uma solução inédita baseada em RFID está sendo usada pela IBM Brasil para automatizar os processos de gestão e aumentar o nível de proteção de informações sensíveis dos clientes da multinacional armazenadas em fitas.
Uma solução inédita baseada em RFID está sendo usada pela IBM Brasil para automatizar os processos de gestão e aumentar o nível de proteção de informações sensíveis dos clientes da multinacional armazenadas em fitas.
Batizada de DNA Tape, a solução está sendo implementada em oito salas de data centers da empresa no País, localizadas em Hortolândia, onde a empresa mantém 150 mil fitas com dados de empresas clientes. A plataforma é formada por softwares, hardwares (scanner, portais e torres de detecção) e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), que são inseridas nas fitas de dados de servidores e storages. A iniciativa é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo de cinco anos e viabilizadas com recursos dos parceiros envolvidos e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). No total, foram investidos US$ 3,5 milhões. A IBM teve a parceria da StoreID e do Senai Cimatec nesse desenvolvimento.
O gerente de Identity and Acess Management da IBM Brasil, Julio Cesar do Carmo, diz que, com o DNA Tape, será possível reduzir o número de pessoas e processos envolvidos na tomada de decisão sobre movimentos e operações monitoradas no data center. Com isso, a expectativa é garantir que os dados estejam disponíveis em uma plataforma de gestão operacional, logística e transacional on-line, em tempo real e com maior controle. "Essa tecnologia é uma revolução para a segurança dos centros de dados. Não há nada semelhante em outras partes do mundo", afirma.
Os principais ganhos proporcionados pela tecnologia são em segurança, controle e agilidade. Com as etiquetas RFID é possível identificar rapidamente e de forma precisa e segura a localização de cada fita e seu conteúdo, facilitando o acesso dos funcionários aos dados, sempre que há demanda dos clientes. A ferramenta também permite o monitoramento remoto do deslocamento dos tapes, a gestão remota dos inventários e a realização de tarefas on-line e em tempo real.
Por meio das torres de detecção instaladas nos acessos de cada sala de data center e com a implementação da etiqueta RFID nos tapes, um sinal sonoro e luminoso é disparado caso uma pessoa tente sair com uma fita sem a prévia autorização. Além disso, as etiquetas contam com uma cola especial para que não sejam removidas. Esta solução proporciona maior controle de incidentes internos e externos.
"Temos muito orgulho em desenvolver essa tecnologia inovadora no Brasil em conjunto com a IBM e o Senai", diz Flávio de Oliveira, diretor de Inovação e Sistemas Aplicados a Radioidentificação da StoreID. Ele destaca que antes, para fazer a gestão de um inventário com 50 mil tapes, eram necessários quatro profissionais trabalhando por oito dias em turno de oito horas. Agora, com esse sistema, o mesmo serviço pode ser feito em apenas duas horas por um único indivíduo, permitindo que os demais profissionais sejam alocados para outras atividades-chave da gestão de dados.
O Senai Cimatec - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia - atuou como mentor estratégico no desenvolvimento da tecnologia. "O DNA Tape é uma prova do potencial de retorno que as empresas brasileiras têm ao investir em inovação", afirma o gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Eletroeletrônica, Yan Pedreira de Medeiros.

Ferramenta da Adobe permite compra de produtos por vídeo

Garantir uma experiência personalizada de compra, o que inclui, por exemplo, suporte à tecnologia de beacons, é o que a Adobe Marketing Cloud promete entregar aos varejistas com os novos recursos da sua plataforma de marketing digital.
Com as novas funcionalidade, as lojas podem agendar e entregar notificações, além de acionar mensagens em tempo real nos aplicativos para os dispositivos dos clientes embasado no seu comportamento de compra. As implementações oferecem suporte para beacons, que permitem o envio de informações e promoções direcionadas enquanto o consumidor estiver na loja. Outra funcionalidade incorporada - a Shoppable Video - permite a compra de produtos diretamente de um vídeo.