Porto Alegre, quinta-feira, 10 de dezembro de 2015. Atualizado às 00h25.
Dia Internacional dos Direitos Humanos.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
ND
31°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7390 3,7410 1,83%
Turismo/SP 3,6000 3,9300 1,00%
Paralelo/SP 3,6000 3,9300 1,00%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Gestão Notícia da edição impressa de 10/12/2015. Alterada em 09/12 às 21h49min

Sistema deve reduzir para até cinco dias prazo de abertura de empresas

VALTER CAMPANATO/ABR/JC
Afif lamentou ausência de Dilma

Sem a presença da presidente Dilma Rousseff, que participou de uma agenda de lançamento Minha Casa Minha Vida em Roraima, o governo trabalhava ontem para mostrar normalidade nas atividades, em meio ao processo de impeachment. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o ex-ministro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos, anunciou o lançamento do Redesimples, sistema que prevê a abertura de empresas no prazo de até cinco dias.
Inicialmente, o sistema estará em funcionamento apenas no Distrito Federal, mas o objetivo é que, durante 2016, ele seja estendido para o restante do País. De acordo com o governo, a expectativa é de que o Brasil melhore no ranking do Banco Mundial, que calcula atualmente um tempo médio de 83 dias para se abrir uma empresa em território nacional. O processo de abertura tem duas fases, uma de viabilidade e outra de registro, e deve ser feito por meio do portal Empresa Simples (www.empresasimples.gov.br).
Afif, que atualmente é presidente do Sebrae, destacou que a cerimônia de hoje era um "dia de entrega de um compromisso da presidente Dilma" e ironizou o fato de ser "o primeiro e único" ministro da pasta, que foi extinta na última reforma ministerial. Ao lamentar a ausência de Dilma, o ex-ministro, entretanto, agradeceu "ao apoio inestimável que nos foi dado durante todo esse processo". "Mesmo com a extinção do ministério, o governo continuou trabalhando com empenho para cumprir a promessa", afirmou.
Durante a reforma ministerial, a Secretaria-Geral foi extinta e substituída pela Secretaria de Governo, que recebeu as atribuições de três dos ministérios cortados: a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e o antigo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Todas as pastas ficaram subordinadas ao ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que também participou da cerimônia.
Segundo Afif, um dos principais objetivos do programa, além de criar um sistema nacional de empresas e facilitar a abertura, foi agilizar o processo de fechamento de empresas. "No Brasil se afirma que abrir empresa é difícil e fechar é impossível", disse. De acordo com o ex-ministro, o projeto começou, inclusive, por essa etapa. "Começamos pelo impossível", afirmou. A Redesimples é uma das ações que fazem parte do programa Bem Mais Simples Brasil, que visa alavancar o ambiente de negócios e aprimorar a eficiência da gestão pública.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Evento discute avanços da governança corporativa Pedidos de recuperação judicial atingem novo recorde em novembro, diz Serasa
Afif defende liberar compulsório de bancos para setor produtivo

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo