Porto Alegre, quarta-feira, 16 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h56.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
29°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9190 3,9210 1,18%
Turismo/SP 3,7200 4,1300 1,47%
Paralelo/SP 3,7200 4,1300 1,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 17/12/2015

Hidrovias gaúchas estagnadas há 10 anos

MARCO QUINTANA/JC
As barcaças levam mais carga e substituem centenas de caminhões

As hidrovias do Sudeste gaúcho, que compreendem os tributários da Laguna dos Patos (Jacuí, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Canal de São Gonçalo e Lagoa Mirim), têm uma movimentação de carga que está estagnada, há 10 anos, em 5 milhões de toneladas. Hoje, são 800 quilômetros de extensão, mas pode chegar a 1.190 quilômetros. Na costa oeste dos Estados Unidos, no estado de Oregon, uma hidrovia de apenas 748 quilômetros, nos rios Columbia e Snak, movimenta 12 milhões de toneladas/ano e projeta chegar a 33 milhões toneladas/ano. Se o transporte fluvial é mais barato, menos poluidor e mais seguro, a pergunta é por que os gaúchos não aproveitam mais seus rios? Há uma grande expectativa com a criação de uma associação de incentivo ao uso da hidrovia no Estado, mas, até agora, ela não mostrou a que veio. A Navegação Guarita deu bom exemplo ao lançar um comboio que vai substituir 170 caminhões na viagem Porto Alegre-Rio Grande. Quatro ou cinco barcaças dessas resolveriam os problemas rodoviários do acesso das zonas de produção ao porto de mar, diminuindo, inclusive, os acidentes e a poluição nas rodovias.

Bloco K

O adiamento para janeiro de 2017 da entrada em vigor do chamado Bloco K, que vai controlar a produção e estoques das indústrias, causou alívio para contribuintes que ainda não estavam totalmente preparados para as novas exigências. "Para o cumprimento dessa obrigação acessória não basta uma boa solução tecnológica. É imprescindível entender os registros do Bloco K, ter rastreabilidade de todos os procedimentos internos ligados ao estoque", comentou Fábio da Silva Oliveira, supervisor da De Biasi Auditores Independentes.

Olha a grana, gente

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou novos embargos declaratórios da União e do Banco Central contra a decisão que manteve aos agricultores o direito da devolução da diferença do índice de correção monetária em março de 1990 Plano Collor nos financiamentos agrícolas. Segundo o advogado Ricardo Alfonsin, que representou a Sociedade Rural Brasileira e a Federarroz no processo, os agricultores prejudicados podem ingressar em juízo buscando a cobrança dos valores pagos a mais. Devem provar que tinham financiamento em março de 1990, indexados pela poupança.

Walmart

O grupo varejista norte-americano Walmart resolveu reavaliar seus negócios globais e sair de países onde não consegue boa rentabilidade. Analistas dizem que o Brasil pode ser atingido, pois a operação local tem fracos resultados, já fechou lojas e fez muitas demissões.

Insegurança geral

Depois de ouvir as retrospectivas de 2015 e as expectativas para 2016 da Fecomércio-RS, da Fiergs, da Farsul e da Federasul, uma coisa ficou muito clara. Pior do que a crise econômico-financeira, que nos atinge a todos, a situação brasileira está muito ruim por causa do clima que se criou no País, juntando os efeitos econômico-financeiros ao desânimo político e social em consequência da desilusão com os políticos, em Brasília, e a roubalheira geral na Petrobras e na maioria, para não dizer em todas, as obras públicas espalhadas pelo País. O presidente da Federasul, Ricardo Russowski, simplificou, ontem, no encontro de fim de ano com a imprensa: "O Brasil está mal, e não vai melhorar a curto prazo, porque há medo de investir; os empresários não querem se expandir, porque não sabem o que vai acontecer amanhã na economia e na política". Há uma mistura de medo, desilusão, desesperança, sentimento de não vale a pena...

O Dia

  • A Embrapa e o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) farão detalhamento do projeto de medidores de vasão em Pelotas, às 10h, com coletas nas propriedades e testes nos laboratórios da Embrapa Clima Temperado. Missão de Porto Alegre sairá às 5h30min, defronte do Theatro São Pedro.
  • A Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) fará lançamento da Revista Granpal - Políticas Públicas Municipais e inaugurará a galeria dos ex-presidentes, às 10h30min. Na Avenida das Indústrias, 469/101.
  • A Casa do Menino Jesus de Praga, em auditoria da DQS do Brasil Ltda., confirmou sua certificação pela Norma ISO 9001:2008, conquistada e renovada desde 2005.
  • As organizações interessadas em participar do prêmio da Qualidade, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, já podem efetuar inscrições. A premiação será entregue em julho.
  • Entrevista e almoço de fim de ano do Sebrae-RS, às 11h, no 7º andar da rua Sete de Setembro, 555.
  • Posse da nova diretoria do Sindicato das Agências de Propaganda-RS, às 12h30min, no Caixeiros Green Office, rua Mostardeiro, 777. Presidente será Fernando Silveira.
  • Os 89 anos que José Lutzenberger estaria comemorando hoje serão lembrados às 17h, na Casa de Cultura Mario Quintana, com a instalação de uma vitória-régia da ceramista Naia Oliveira, no Jardim Lutzenberger.
  • Lançamento do livro O estranho assimilado, sobre a poética de Walmor Correa, às 18h30min, no Santander Cultural.
  • Grupo Sinduson convida para última apresentação do ano no Teatro Sinduscon-RS, às 20h, com Nani Medeiros, Caio Martinez, Pâmela Amaro, Gabriel Pinto, Joyce Taynara e Paulo Goiaque.
  • Maira Enger receberá arquitetos e clientes na Brava Forma, DC Shopping, às 20h, para entregar o Anuário ARQ, com projetos de arquitetura e design de interiores.
  • Leilão de cavalos crioulos, às 20h, na boate Bulls, em Caxias do Sul, entre os quais Rosária do Gaspar, filha de Destaque de Santa Adriana, campeão do Freio de Ouro.
  • A SAP Labs Latin America receberá prêmios conquistados em 2015, às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Para quanto irá sua conta de luz em 2016 Normatização para o uso da água preocupa agricultores Vai crescer a polêmica sobre uso da água Começam as feiras de ovinos de verão

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo