Porto Alegre, terça-feira, 08 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h33.
Dia da Família.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
29°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8090 3,8110 1,35%
Turismo/SP 3,6000 3,9700 0,25%
Paralelo/SP 3,6000 3,9700 0,25%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 09/12/2015

Aumento do aço aumentará crise na indústria

SIMECS/divulgação/jc
Fonseca diz que reajuste do aço paralisará indústria

O segmento metalmecânico de Caxias do Sul também está apreensivo com a informação de que o governo federal estuda elevar o imposto de importação para o aço. A justificativa para aumento da alíquota, explica o governo, é o de defender a indústria siderúrgica nacional. O fechamento de unidades da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e Usiminas, os balanços ruins das empresas do setor e as demissões são usados como justificativas para a medida. O principal objetivo é barrar a entrada do aço chinês, que representa hoje mais de 50% das importações brasileiras de produtos siderúrgicos. O problema é que a medida significará aumento do preço do aço no mercado nacional. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul posicionou-se contra a medida. O presidente da entidade, Getúlio Fonseca, diz que seriam atingidas diretamente 3.400 empresas do setor metalmecânico, responsáveis por 66 mil postos de trabalho em Caxias do Sul e outros 16 municípios da região, as quais já enfentam sérios probelams com a crise econômico-financeira que atinge o País.

Gramado

Novo empreendimento de entretenimento será inaugurado, amanhã, em Gramado: o Boreal Gastro Pub. Oferecerá cardápios diferenciados, com excelente carta de bebidas, num ambiente que remete ao Polo Norte. Fica no Centro, na avenida Borges de Medeiros.

Esteio

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio elegeu novo presidente, Longuinho Muzykant, para o biênio 2016-2017. Substituiu a advogada tributarista Alice Grecchi. Mariz Luiza Stork foi eleita vice-presidente de Comunicação e Marketing.

Espumantes

Espumantes brasileiros foram premiados por mais de 100 degustadores, na França, durante o concurso mundial Effervescents du Monde. Ponto Nero Brut, do Domno Brasil, foi considerado o Melhor Espumante Top 10. Depois, ganharam Medalha de Ouro Aliança Moscatel, Salton Poética Rosé e Punto Nero Brut. Receberam Medalha de Prata Aracuri Brut Rosé, Aurora Brut, Aurora Procedências Chardonnay Brut, Dal Pizzol Brut Rosé, Garibaldi Moscatel e Ponto Nero Rosé de Noir Brut.

Apoio ao vinho

O Sebrae-RS organizou uma comitiva de vitivinicultores gaúchos para conhecer o Vale do São Francisco, onde existem vinícolas em Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Foi a primeira missão técnica do projeto Qualificar a Vitivinicultura.

América Latina

Empresários brasileiros, inclusive da Fiergs, encaram com satisfação os resultados das eleições na Argentina e na Venezuela. O empresário Paulo Vellinho, ex-presidente da entidade, diz que "um dos efeitos positivos, com certeza, será o enfraquecimento do Foro de São Paulo (FSP), que se propõe socializar a América Latina, pois os demais países-parceiros afora o Brasil não têm estrutura para mantê-lo vivo". No caso da Argentina, observa que o país tem problemas econômicos sérios, mas a população apoiará as medidas de ajuste necessárias para a recuperação da economia. "Isto será bom não só para os argentinos, mas também para o Brasil, revigorando o intercâmbio bilateral." A vitória de Macri, segundo Vellinho, mostra que os argentinos saíram na frente do Brasil no abandono da política equivocada que pauta os governos vinculados ao FSP, que é um dos fatores responsáveis pelo atual descalabro existente na economia brasileira, caracterizado por queda continuada do PIB, inflação e desemprego em alta e drástica retração dos níveis de consumo e dos investimentos. Heitor José Müller, presidente da Fiergs, gostou da promessa de Macri de revitalizar o Mercosul.

A encrenca é grande

O Brasil vive a maior e mais longa recessão econômica dos últimos 20 anos, e a tendência não é de melhoria no curto prazo. A opinião é do presidente da Fiergs, Heitor José Müller, manifestada ontem no almoço de fim de ano com a imprensa. De forma franca, disse que "a encrenca é muito grande". Além do problema econômico-financeiro, "a crise política está comprometendo toda a sociedade brasileira", concluiu.

O Dia

  • Mariana Porto Koch, sócia da Koch Advogados e Coordenadora do Café Diálogos Tributários/Fesdt, apresentará palestra de Cristiano Carvalho e Ederson Garin Porto, sobre análise econômica do Direito Tributário, às 8h30min, na avenida Carlos Gomes, 1.340, conjunto 602.
  • Inauguração da loja Beira-Rio Premier Club, às 9h, no Beira-Rio Street Mall Estádio Beira-Rio em frente à avenida Padre Cacique.
  • José Galló, presidente da Lojas Renner, será o palestrante do Tá na Mesa, da Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • Presidentes das Associações Comerciais de todas as regiões do Rio Grande do Sul vão estar reunidos, em Porto Alegre, para o Fórum dos Presidentes, na Federasul, às 14h.
  • O Sistema Farsul trouxe ao Estado um dos maiores nomes da pesquisa acadêmica em pecuária de corte no âmbito mundial, o professor Min Du, da Washington State University. Participará, hoje e amanhã, em Santa Maria, da 75ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que abordará o tema De Onde Virão os Terneiros?
  • A 1ª Jornada Técnica discutirá a qualidade genética Angus, na Farsul. Abertura, às 8h30min, com o presidente José Roberto Pires Weber.
  • Entrega do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015, Troféu Giselda Castro, Hilda Zimmermman e Magda Renner, às 10h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.
  • Miolo e Chef Natalício inaugurarão a Champanharia Natalício, às 18h, no Shopping Paseo, avenida Wenceslau Escobar, 1.823.
  • "Conhecendo a ISO 9001" será painel, às 18h, na Câmara de Comércio de Rio Grande, com Vanda Nunes, do Departamento de Certificação Sistema de Gestão da empresa SGS.
  • Lançamento do livro É por isso que o Brasil não vai, de Francisco Sávio Rypl, às 19h, na livraria Cameron do Bourbon Wallig. Editora AGE.
  • Coquetel de aniversário dos 30 anos do Jornal JÁ, às 19h30min, na rua General Canabarro, 363.
  • O ônibus Linha Turismo fará um passeio especial, a partir das 20h30min, passando pelos pontos decorados para o Natal na cidade. Saída da SMTUR, Travessa do Carmo, 84, Porto Alegre.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Hoteleiros confiam na vinda de argentinos Fecomércio-RS fará nova sede mesmo com a crise Justiça pode baixar o ICMS da energia elétrica Inventário de gases do efeito estufa

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo