Porto Alegre, quinta-feira, 10 de dezembro de 2015. Atualizado às 00h27.
Dia Internacional dos Direitos Humanos.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
ND
31°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7390 3,7410 1,83%
Turismo/SP 3,6000 3,9300 1,00%
Paralelo/SP 3,6000 3,9300 1,00%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 10/12/2015

Previsão do tempo

EVARISTO SA/AFP/JC

O céu de Brasília está sempre assim nos últimos tempos, chova ou faça sol. Para quem acompanha minimamente o noticiário, a sensação é de que isso vai acabar em toró, vença quem vencer. Por isso mesmo a frase mais repetida é "mas onde vamos parar?

Parlamentos

Perigo mesmo para a democracia é que, parte dos Legislativos brasileiros, do Congresso Nacional à Câmara de Vereadores do interior dos interiores, vai pregando pregos no próprio caixão deste Poder. Os Parlamentos confiáveis pagarão pelos pecadores.
 

Pioneiras da Ecologia

Eles não gostam nem um pouco da denominação catadores de lixo. Organizados e dedicados à coleta seletiva de Santa Maria há mais de 20 anos, os trabalhadores da Associação de Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) comemoraram muito a conquista do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015 da Assembleia Legislativa. Eles lotaram um ônibus e foram até o Palácio Farroupilha receber a premiação das mãos do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
 

A opção jejum

Comer em casa custa cada vez mais caro. Esta é a opinião do economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant'Ana, ao analisar o IPCA de novembro. Entre outros fatores, houve o impacto da alimentação no domicílio (2,46% no mês). Como comer fora é cada vez mais caro, estamos na clássica posição, se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
 

De volta

O ex-governador Antonio Britto Filho começou a aparecer no Face. Ontem, ele postou duas frases que parecem ter a ver com o noticiário de hoje. "Minhas esperanças nem sempre se realizam, mas sempre tenho esperanças" (Ovídio); e "Tempo de esperança. Chega um tempo de início num tempo de fim." (Manuel Alegre).
 

OK, vocês venceram

Criminosos, vocês venceram. O campo está livre. Assaltantes pé de chinelo ou com PhD em violência, rejubilem-se. As polícias estão fracas e sem dinheiro, a legislação vos favorece e o coitadismo impera. Nada tendes a perder a não ser a próxima vítima.
 

O bacamarte

O bafafá na Câmara dos Deputados encobre o que pode ser provavelmente o maior perigo para o governo Dilma Rousseff (PT): o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Antes mesmo da sua prisão, dizia-se dele que gravava todas as conversas delicadas. Resta saber se o que ele vai contar cabe na estreiteza de um funil ou vai esparramar chumbo como um bacamarte.
 

Notícias de Portugal

O Jornal da Meia Noite de ontem, do canal português SIC, destacou que a Justiça brasileira havia enviado uma "carta rogatória" às autoridades de Portugal, sem se aprofundar muito no assunto. No vídeo que ilustra a matéria do telejornal, apareceram imagens de Lula.
 

Boa ideia

A Ceasa/RS encabeça o interessante projeto Prato para Todos com parceiros e voluntários. Com doações de hortifrutigranjeiros de produtores, o programa disponibiliza uma média de 3 mil pratos de sopa por semana. A Ceasa montou um cadastro com entidades que serão beneficiadas, explica o presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira.
 

Miúdas

  • MAS até banco de sangue estão roubando! A Polícia Federal investiga desvios na Hemobras (PE).
  • DISCUTIR a relação, o DR turbinado pelo ex-ministro Eliseu Padilha (PMDB) é mais um modismo para ser macaqueado.
  • ANTIGAMENTE, se dizia "deu uma zica" quando se tinha diarreia e vômitos. Coincidência com o zika de hoje?
  • QUEM viveu a época retratada pelo filme Chateau esperava coisa melhor. Quem não viveu não pescou lhufas.
  • ATÉ hoje, a melhor coisa que se fez sobre aquela época foi a minissérie "Agosto", da Rede Globo. Impecável.

Finais

  • CAMPANHA da Panvel criada pela Competence faz sucesso com o filme e jingle "Quero Panvel, Papai Noel". Assista no Youtube.
  • PAIM Comunicação transformou 130 m2 de 11 painéis de outdoors em pastas escolares.
  • ADVOGADA Sáloa M. Neme da Silva faz palestra sobre novas configurações familiares dia 14/20h/Cultura do Bourbon Country.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Flores x lixo Miragem de gaúcho Área verde Bólidos do passado

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo