Porto Alegre, quarta-feira, 30 de dezembro de 2015. Atualizado �s 22h47.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
28°C
29�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9480 3,9500 1,96%
Turismo/SP 3,6500 4,1600 2,97%
Paralelo/SP 3,6500 4,1600 2,97%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

literatura Not�cia da edi��o impressa de 31/12/2015. Alterada em 30/12 �s 23h47min

Os l�deres da internet: cl�ssicos brasileiros s�o os mais vendidos em sebos on-line

MARCO QUINTANA/JC
Livros brasileiros se destacam em compras via sebos virtuais

As listas das ficções mais vendidas no Brasil confirmam: 2015 termina com Grey, de E. L. James, em primeiro lugar, seguido por Se eu ficar, de Gayle Forman, e Cidades de papel, de John Green. Entretanto, entre os 10 best-sellers da categoria, não há escritores brasileiros.
A realidade é bem diferente nos sebos on-line. Segundo levantamento da Estante Virtual, plataforma que agrega 1.350 lojas de livros novos e usados, oito das 10 ficções mais vendidas em 2015 são nacionais (veja lista abaixo).
Curiosamente, dos oito títulos brasileiros no ranking, apenas três não estão em domínio público: Capitães da areia, de Jorge Amado, A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Os demais podem ser adquiridos gratuitamente na internet. Ainda assim, leitores pagam, em média, R$ 8,40 por livro.
De acordo com o Painel de Venda de Livros no Brasil, levantamento mensal realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pelo Instituto Nielsen, os 500 livros mais populares no País correspondem a 36% de todas as unidades vendidas.
A concentração, segundo Marcos da Veiga Pereira, presidente do Snel e diretor da editora Sextante, pode ser atribuída ao caráter de lançamento. "A gente não tem dados precisos, mas acredito que uns 70% (das vendas em livrarias) são de títulos lançados nos últimos 12 meses", estima.
Enquanto mais de um terço do comércio de livros se concentra nos 500 títulos mais populares, nos sebos on-line, este índice cai para 10%. "Esse é o efeito 'cauda longa'", explica André Garcia, fundador da Estante Virtual. Ele se refere à estratégia de comercializar pequenas quantidades de grande variedade de itens, em oposição ao comércio de grandes quantidades de poucos itens, como ocorre nas livrarias.
Isso gera maior pulverização nas vendas. "As lojas convencionais trabalham com o catálogo ativo das editoras. Nos sebos, além desses títulos, oferecemos também todo o acervo esgotado nas livrarias", ressalta ele.
Os mais vendidos sebos virtuais:
  1. O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
  2. Memorias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
  3. O cortiço, Aluísio Azevedo
  4. A droga da obediência, Pedro Bandeira
  5. Dom Casmurro, Machado de Assis
  6. Vidas secas, Graciliano Ramos
  7. Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida
  8. Capitães da areia, Jorge Amado
  9. A revolução dos bichos, George Orwell
  10. Til, José de Alencar

Crise atinge o mercado f�sico


Cen�rio de aumento de pre�o m�dio e queda nos descontos cedidos pelos canais de venda repetiu-se em 2015 no mercado editorial brasileiro. Segundo estudo realizado pela Nielsen at� novembro, por meio do servi�o de Bookscan no Brasil, a varia��o das vendas em n�mero de exemplares caiu (-3,7%) em rela��o ao mesmo per�odo do ano anterior. J� o faturamento se manteve est�vel.
No acumulado de 2015 at� dezembro, houve um crescimento de 4,57% em volume e 5,01% em faturamento, comparando com o recorte do mesmo per�odo em 2014. Na proje��o das vendas das editoras, a varia��o de faturamento � de queda de 0,45%. "Se o mercado quiser fechar faturamento de 2015 em linha com o PIB projetado (queda de 3,5%), ele ter� que performar 15% melhor no restante do ano em rela��o a 2014", comenta Ismael Borges, executivo respons�vel da Nielsen Bookscan para o Brasil.
Esses s�o alguns dos dados contidos no 9� Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Nielsen. Os n�meros refletem as vendas das principais livrarias e supermercados.
O objetivo do painel � dar mais transpar�ncia � ind�stria editorial brasileira. A iniciativa disponibiliza daados atualizados que podem contribuir nas tomadas de decis�es por empres�rios.
Para a realiza��o do estudo, os dados s�o coletados diretamente do "caixa" das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informa��es s�o recebidas eletronicamente.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Salman Rushdie condena repress�o do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Pr�mio Nobel de Literatura
Svetlana, que tamb�m � jornalista, tem 67 anos e � a 14� mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a cria��o, em 1901
Dilan Camargo � escolhido patrono da 61� Feira do Livro de Porto Alegre Jayme Caetano Braun: do pampa para os livros

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo