Porto Alegre, quarta-feira, 30 de dezembro de 2015. Atualizado �s 12h53.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
31°C
29�C
22�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9690 3,9710 2,50%
Turismo/SP 3,6000 4,0400 0%
Paralelo/SP 3,6000 4,0400 0%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Retrospectiva Not�cia da edi��o impressa de 30/12/2015. Alterada em 30/12 �s 13h53min

Retrospectiva 2015: dos palcos e das artes

Hoje publicamos a segunda parte da retrospectiva de 2015, iniciada ontem pelo caderno Panorama. Agora, temos os destaques das artes visuais, da dança, do circo e do teatro.

Teatro: Palcos e cenas


RAFAEL DA SILVA/DIVULGA��O/JC
Cadar�o de Sapato marcou fase da Cia. Teatrof�dico
O teatro em 2015 foi marcado pela diversidade. As quatro direções do céu ganhou o Prêmio Braskem de melhor espetáculo e melhor diretor (Camilo de Lélis) pelo júri oficial. O mal-entendido, com direção de Daniel Colin, venceu quatro Prêmios Açorianos.
Língua Mãe.Mameloschn colocou em cena três gerações de uma família judia e venceu o Açorianos de melhor espetáculo. Cadarço de Sapato marcou um momento de renovação da Cia. Teatrofídico. A peça é uma homenagem à dramaturga britânica Sarah Kane e levou três Prêmios Açorianos de Teatro: melhor direção (Eduardo Kraemer), ator (Renato Del Campão) e cenografia (Alexandre Navarro). Qual a diferença entre o charme e o funk? deu visibilidade à cultura e à memória negra dos jovens.
Vale lembrar dois espetáculos que deram o que falar: o solo Eu, que marcou o retorno de Suzana Saldanha (do antigo o Grupo de Teatro Província) a Porto Alegre depois de 30 anos no Rio de Janeiro, e Lujin, com Anderson Moreira, que utilizou linguagem híbrida para falar de solidão.
Em relação ao teatro para crianças, Cuco - A linguagem dos bebês no teatro, da Cia. Caixa do Elefante, arrecadou a maioria dos prêmios do Troféu Tibicuera. Destacou-se também É proibido miar que incorpora à dramaturgia os recursos de audiodescrição e Libras. Levou três Tibicueras.

Dan�a e circo: Ritmos pela cidade


RAFAEL DA SILVA/DIVULGA��O/JC
Corpobolados mistura tango e malabarismo
Na dança, o ano também foi marcado por diversos ritmos. Adágio, da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre, contou com quatro coreografias. Corpobolados colocou em diálogo tango e malabarismo com os artistas Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola Vasconcelos (vencedora de melhor bailarina no Açorianos de Dança). O trio levou o prêmio de melhor coreografia.
Também merece destaque 4 x 3 x 2 - Quatro trilogias dançadas a dois, do Grupo Laços - Dança de Salão Contemporânea. A montagem rendeu o prêmio de melhor direção para Izabela Gavioli e Lélio Santos.
Etnias, do Grupo Kadima, se destacou por trazer ao palco várias etnias que compõem o povo judeu. Levou os prêmios de Espetáculo do Ano e Produção, além do Prêmio de Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas no Açorianos de Dança. Vale registrar ainda o espetáculo de circo Espaço Arcabouço, de Gabriel Martins, que repensa o que é malabarismo.
É importante ressaltar que as manifestações circenses estiveram em alta em 2015. Sugiram dois novos festivais que trabalham essa linguagem em cidades do Interior: Santa Maria e Pelotas. Também foi em 2015 que o Circo Girassol, de Dilmar Messias, completou 15 anos.

Artes visuais: Bienal de pol�micas


T�RLIS SCHNEIDER/DIVULGA��O/JC
Mostra ocorreu em cinco espa�os da cidade
A 10º edição da Bienal do Mercosul, recém encerrada em Porto Alegre, foi o fato mais marcante das artes visuais neste ano. O fator crise - que atingiu a cultura como um todo - respingou também na megaexposição, reduzindo o orçamento e obrigando a curadoria a reorganizar o evento. No total, conforme balanço divulgado em dezembro, cerca de 400 mil visitantes passaram pelos corredores ou participaram de atividades ligadas à mostra.
Com menos países representados e, consequentemente, também menos obras, a Bienal do Mercosul sofreu um atraso na abertura - tudo para que a equipe pudesse reformatar a proposta curatorial.
Apesar de tudo e das críticas negativas, a mostra abriu em outubro utilizando cinco espaços expositivos: Usina do Gasômetro, Margs, Memorial, Instituto Ling e Santander Cultural. Durante dois meses e meio, sete exposições e diversas atividades importantes, como o projeto educativo, movimentaram a cena artística da cidade.
Foi uma Bienal reflexiva, de sobrevivência em um contexto econômico e político conturbadíssimo. O saldo, como ressalta o curador-chefe, Gaudêncio Fidelis, é positivo. "A trajetória da Bienal do Mercosul é marcada por uma história de superação de modelos, desafios e ideias desde o seu início e assim continuará sendo", afirma.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Um ano para relembrar
O Jornal do Com�rcio celebra o que ocorreu de mais importante neste ano em seis �reas: literatura, cinema, dan�a, artes visuais, m�sica e teatro

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo