Porto Alegre, quarta-feira, 23 de dezembro de 2015. Atualizado �s 09h07.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
24°C
29�C
23�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9760 3,9780 0,22%
Turismo/SP 3,7900 4,2000 0,71%
Paralelo/SP 3,7900 4,2000 0,71%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Artes Visuais Not�cia da edi��o impressa de 23/12/2015. Alterada em 23/12 �s 10h07min

O Caminho das artes em Porto Alegre

Com a cidade já em clima de festa de fim de ano e as praias prontas para receber os turistas, o ritmo diminui e sobra mais tempo para aproveitar a diversidade cultural da capital. Quem estiver em Porto Alegre tem ótimas opções de exposições para curtir nas férias. Veja, a seguir, três dicas do Panorama em artes visuais: na Fundação Iberê Camargo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e no Paço Municipal.

Arquitetura das cores


REPRODU��O MARGS/DIVULGA��O/JC
Tela de Edgar do Valle em mostra no Margs
Aberta h� poucos dias, a mostra Edgar do Valle - Obras 1985-2015 ocupa as galerias Pedro Weingartner e �ngelo Guido do Margs (Pra�a da Alf�ndega, s/n�). Valle � arquiteto de profiss�o e seu interesse pela arte surgiu por meio da liberdade de express�o e de cria��o que ela proporciona.
Est�o no Margs 31 trabalhos do artista em aquarela, pintura e arte digital. Embora as aquarelas de Valle tenham uma tem�tica figurativa voltada � natureza e cenas marinhas, com lindas paisagens que encantam pela sua leveza, o artista tamb�m trabalha com composi��es abstratas. As cores que utiliza transcendem � realidade e sua inspira��o vem das viagens que realizou. Suas composi��es buscam o equil�brio e a harmonia entre cor, forma e espa�o.Edgar Do Valle iniciou na pintura em 1985 e foi aluno de Fernando Baril e Nataniel Guimar�es. Arquiteto graduado pela Ufrgs, estudou na Universidade do Texas como bolsista Fulbright fazendo, posteriormente, mestrado no Ilinois Institute of Technology de Chicago. L�, estudou com um dos maiores nomes da arquitetura do s�culo XX, Mies Van der Rohe. Recentemente, Valle levou suas aquarelas para Nova Iorque, na Agora Gallery. Tamb�m j� exp�s seu trabalho em Linz, na �ustria. A visita��o, gratuita, segue at� 24 de janeiro de 2016.

Uma vis�o sobre Iber� Camargo


F�BIO DEL RE/DIVULGA��O/JC
Famosos carret�is do pintor ga�cho em tela de 1959
Em dire��o oposta ao Centro de Porto Alegre, j� na entradinha da zona Sul, a Funda��o Iber� Camargo (av. Padre Cacique, 2.000), realiza, at� 3 de abril de 2016, uma mostra com as principais tem�ticas trabalhadas ao longo da carreira art�stica de Iber�: a paisagem, a natureza-morta e as figuras.
Iber� e seu ateli�: as coisas, as pessoas e os lugares � uma das exposi��es mais panor�micas e did�ticas sobre a forma��o e produ��o do pinto ga�cho nascido em Restinga Seca. A curadoria de Paulo Gomes selecionou 146 trabalhos entre pinturas, desenhos e gravuras do acervo da institui��o - muitas desconhecidas do p�blico.
Conforme Gomes, na apresenta��o, a base para construir a exposi��o est� fundamentada em tr�s eixos: a po�tica, isto �, o universo mental e material de concretiza��o da obra; o temperamento do artista; e, finalmente, a execu��o, ou seja, os caminhos trilhados em busca dos resultados.
A Funda��o Iber� Camargo atender� o p�blico em hor�rios especiais nos feriados de fim de ano: nos dias 24 e 31 de dezembro, v�speras do Natal e do Ano Novo, o hor�rio de funcionamento ser� das 12h �s 15h. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, a institui��o estar� fechada.

Cotidiano das cidades exposto na prefeitura


REPRODU��O ROBERTO MULLER/DIVULGA��O/JC
Pa�o Municipal recebe trabalhos de Roberto M�ller at� janeiro
Partindo de observa��es no meio urbano, Roberto M�ller � o autor dos trabalhos que comp�em a mostra Do cotidiano das cidades, aberta � visita��o at� 15 de janeiro de 2016, na Sala da Fonte do Pa�o Municipal (Pra�a Montevid�u, 10), no Centro Hist�rico.
A narrativa � composta a partir de imagens (fotogr�ficas ou n�o) e, muitas vezes, � complementada pela presen�a da linguagem escrita. S�o obras que extrapolam os limites convencionais tanto conceitualmente quanto na busca de contamina��o com outros suportes, atrav�s da constru��o de quadros que soam como objetos. � poss�vel identificar, nas obras, habita��es, transforma��es urbanas e o ser humano.
M�ller � natural de S�o Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduado em arquitetura, fez v�rios cursos na �rea de artes no Centro Cultural S�o Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tamb�m foi assistente da artista Iole de Freitas.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Cria��es em v�deo Galeria Mamute recebe exposi��o individual de Frantz Arte na ponta dos dedos: acessibilidade para deficientes visuais Representa��o do desenho

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo