Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 11 de Dezembro de 2015 às 15:46

Jovens talentos e indústria automotiva

No início de sua história, entre 1960 e 1970, a indústria automotiva brasileira possuía forte atratividade para a contratação de jovens profissionais. Era a preferida de todo recém-formado em engenharia mecânica, que por via de regra desejava ingressar em uma montadora ou grande de autopeças. Eram outros tempos, é claro, de enorme crescimento na cadeia automotiva. Com o passar dos anos, outros setores começaram a crescer no Brasil, apresentando novas formas de trabalho, e os engenheiros, que até então só miravam a indústria automotiva, perceberam que eram portfólio de muitas outras oportunidades.
No início de sua história, entre 1960 e 1970, a indústria automotiva brasileira possuía forte atratividade para a contratação de jovens profissionais. Era a preferida de todo recém-formado em engenharia mecânica, que por via de regra desejava ingressar em uma montadora ou grande de autopeças. Eram outros tempos, é claro, de enorme crescimento na cadeia automotiva. Com o passar dos anos, outros setores começaram a crescer no Brasil, apresentando novas formas de trabalho, e os engenheiros, que até então só miravam a indústria automotiva, perceberam que eram portfólio de muitas outras oportunidades.
Hoje, a cadeia automotiva enfrenta concorrências pesadas na disputa por mão de obra especializada, como as empresas de tecnologia da informação, as companhias da área de negócios e as próprias redes bancárias. Enquanto montadoras e sistemistas apresentam um modelo clássico de gestão, com passagem de responsabilidades dentro de uma estrutura hierárquica, outros setores têm dinâmicas de trabalho que são consideradas mais atrativas pelos jovens. Na área de tecnologia da informação, por exemplo, empresas oferecem comodismos como trabalhar em home office ou usufruir de espaços abertos dentro dos escritórios para a troca de ideias.
Fato é que hoje os jovens querem ter mais liberdade e facilidade de comunicação. Eles não buscam obrigatoriamente uma carreira vertical, mas experiências diferentes e novos desafios, ou seja, oportunidades de trabalho mais dinâmicas e criativas, que combinem desenvolvimento profissional com perspectiva de crescimento. Vale lembrar que há cerca de 10 anos o perfil do jovem já não era se manter no mesmo posto de trabalho por longos períodos, mas trocar de emprego para aprender o máximo possível.
O setor precisa voltar a ser atrativo para trazer ou, mesmo, reter esses talentos. Cientes de que novas demandas aparecem em cada geração, montadoras e sistemistas já avançam alguns passos nesse sentido. Além de oferecer planos de carreira e programas de trainees, na busca de talentos em universidades e escolas técnicas, a indústria começa a mudar a sua forma de gestão e suas estruturas organizacionais. Hoje, por exemplo, um engenheiro não precisa trabalhar só em uma área de engenharia, mas pode contribuir em diversos setores como produção, tecnologia, vendas e comercial.
A indústria automotiva também já oferece outros chamarizes. O setor passa por uma revolução em termos de conhecimento e informática. Hoje, a palavra que mais está em voga é conectividade; o sonho de consumo de parcela considerável dos brasileiros é apertar um botão que faça tudo sozinho. Nesse sentido, vários aplicativos surgem no setor, o que demonstra uma aproximação cada vez maior entre a indústria automotiva e o mundo da informática, um universo pelo qual os jovens têm alto grau de interesse. Neste caso, une-se o útil ao agradável: o perfil de inovação e criatividade com a necessidade do setor automotivo.
Outro atrativo para os jovens são os esforços da nossa indústria para a preservação do meio ambiente, refletidos no desenvolvimento de tecnologias que são capazes de atender as metas de melhoria da eficiência energética dos veículos. Existem cada vez mais legislações, que obrigam o setor - que por sua vez também se compromete - a desenvolver carros cada vez mais econômicos e menos poluentes. Neste contexto de transformações, tanto tecnológicas quanto legais, o equilíbrio dos experientes e a expertise dos jovens para a inovação são fundamentais para alavancar o processo de aprimoramento da qualidade na indústria.
Dessa forma, a indústria automotiva já caminha para ser tão atrativa como era lá no começo, o que deve ocorrer gradativamente nos próximos anos. Embora agora esteja enfrentando momento difícil, de adequação aos volumes de produção e venda, o setor tem espaço de crescimento, que se dará não só em volume, mas em diversidade de produtos em função das novas demandas por conectividade e preservação ambiental. Independentemente de quanto tempo vai durar essa fase de incerteza, devemos apostar que a indústria vai retomar e quem se preparar agora sairá na frente.
Presidente do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva

Com a concorrência do Uber, Haddad exige a opção de pagar táxis com cartão e libera o transporte de bikes

Serviço da capital paulista terá de agregar vantagens que são oferecidas pelos veículos do aplicativo Uber

Serviço da capital paulista terá de agregar vantagens que são oferecidas pelos veículos do aplicativo Uber


NELSON ALMEIDA/AFP/JC
Os taxistas de São Paulo serão obrigados a oferecer pagamento eletrônico aos passageiros a partir desta semana. A determinação é da prefeitura de São Paulo e está em portaria publicada no Diário Oficial. Os motoristas de táxi terão até o dia 19 deste mês para se adaptarem ao cumprimento da medida. Depois disso, estarão sujeitos a penalidades em caso de desobediência.
Em outra determinação, publicada na semana passada, a Secretaria Municipal de Transportes autoriza os taxistas a transportar bicicletas na traseira dos veículos. As duas opções já são oferecidas pelo Uber, aplicativo de transporte individual privado, proibido pela prefeitura.
Nos últimos meses, o prefeito Fernando Haddad (PT) já havia declarado que seriam adotadas medidas para modernizar o serviço de táxi na capital. Haddad criou uma comissão para avaliar as inovações tecnológicas que poderiam ser incorporadas aos veículos.
A portaria que obriga o taxista a disponibilizar meios de pagamento eletrônico para os passageiros é apresentada como mais uma opção ao dinheiro em espécie. Aos motoristas, ficam permitidas as parcerias para a viabilização do atendimento eletrônico. A portaria determina ainda que os táxis deverão ser equipados com a instalação de carregador de energia elétrica para aparelhos eletrônicos como celular, tablets e notebook como "forma de cortesia".
Alguns motoristas do Uber, proibido na capital desde setembro, já disponibilizam os carregadores de energia aos usuários. A permissão para deslocamento de bicicleta foi lançada pela gestão Haddad cinco meses após o lançamento da categoria UberBike, do Uber. Em julho, o aplicativo passou a oferecer o deslocamento de bicicletas nos veículos.
A medida, segundo a portaria, é uma "necessidade de aprimorar a prestação do serviço público". Para implementar a mudança, a gestão Haddad considerou que a maioria dos usuários brasileiros já dispõe de cartão de crédito e débito "facilmente utilizáveis por meio de novas tecnologias de comunicação via celular". A prefeitura paulistana destacou ainda que existem diversos equipamentos acessíveis aos taxistas para possibilitar o pagamento de corridas por meio eletrônico "aos diferentes perfis de público no dia a dia".
Segundo o texto da portaria, a autorização do suporte, que é facultativo, será uma "forma de cortesia ao usuário" por parte do motorista. Sob pena de punição prevista por lei, a instalação dos dispositivos para transporte das bicicletas não poderá interferir na visão do motorista. Para evitar acidentes, a instalação do suporte também não poderá dificultar a visão dos sinais de luz e a identificação do veículo. A portaria considera também uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece os critérios para o transporte de bicicletas em veículos automotores. No texto, a prefeitura defende que a medida é um reconhecimento sobre "as vantagens proporcionadas pelo uso da bicicleta ao meio ambiente, à mobilidade e à economia de combustíveis".