Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Imigração

- Publicada em 03 de Novembro de 2015 às 16:18

'Crise se resolverá com proteção das fronteiras', diz Merkel

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu os líderes europeus que a contenção do fluxo recorde de refugiados só pode ser resolvida através de uma proteção conjunta das fronteiras externas da União Europeia (UE) e não pelo recurso de fechamento individual das fronteiras nacionais.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu os líderes europeus que a contenção do fluxo recorde de refugiados só pode ser resolvida através de uma proteção conjunta das fronteiras externas da União Europeia (UE) e não pelo recurso de fechamento individual das fronteiras nacionais.
"Se pensarmos pequeno, se pensarmos apenas sobre o que nos diz respeito, então este será um enorme desafio para a Europa", disse Merkel a uma plateia de líderes empresariais locais em uma cúpula da indústria. "O desafio atual não pode ser resolvido na fronteira germano-austríaca."
Merkel tem pressionado os líderes europeus a chegar a um acordo sobre uma distribuição justa dos imigrantes e preservar a liberdade de viajar por toda a Europa, enquanto ela tem enfrentado a oposição. Na semana passada, a Áustria disse que estava considerando a construção de uma cerca na sua fronteira com a Eslovênia, destacando como a crise imigratória tem minado as instituições da Europa e semeando a discórdia em todo o bloco.
Merkel insistiu que a crise só pode ser resolvida se os líderes da UE lutarem em conjunto para uma melhor proteção das fronteiras externas do bloco, e que a chave para isso é um acordo entre a UE e a Turquia, que deve ser alcançado "rápido" para ajudar a conter a onda de refugiados. "Aqueles que dizem que não têm nada a ver com essa vontade, em algum momento, serão afetados de uma maneira ou de outra", argumentou.
A chanceler também alertou para possíveis conflitos armados nos Bálcãs, região por onde passa a maioria dos refugiados, diante da hipótese de a Alemanha fechar a sua fronteira com a Áustria. "Nos últimos tempos, a tensão entre os países ocidentais dos Bálcãs já começou a ser sentida, não queremos que esses problemas cheguem a confrontos militares", afirmou.

Sérvia e Croácia iniciam transferência direta de imigrantes

A Sérvia e a Croácia iniciaram o acordo de transferência direta de imigrantes requerentes de asilo de um país para outro para não precisarem esperar longas horas na fila e no frio. Autoridades disseram que o primeiro comboio que transportava cerca de 1.000 imigrantes deixou a cidade sérvia de Sid na manhã de ontem com destino à cidade de Slavonski Brod, na Croácia, onde as autoridades montaram um acampamento de inverno.
A ligação ferroviária direta foi acordada no mês passado depois que milhares de pessoas, a maioria de famílias com crianças pequenas, foram forçadas a passar noites inteiras na rua na fronteira da Sérvia para a Croácia. A polícia croata disse que mais de 300 mil pessoas passaram pelo país desde meados de setembro. A maioria dos imigrantes quer alcançar as nações ricas da Europa Ocidental, como a Alemanha ou a Suécia.