Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 23 de Novembro de 2015 às 22:42

Fronteiras do Pensamento aborda mudanças na sociedade através de alterações no trânsito

Palestrante abordou a implementação de ciclovias e utilização de transporte público em palestra

Palestrante abordou a implementação de ciclovias e utilização de transporte público em palestra


Luiz Munhoz/Divulgação/JC
Leandro Cougo
“Mudando de marcha: um mapa para ruas mais seguras e cidades inteligentes” foi o tema do Fronteiras do Pensamento, palestrado pela ex-secretária de trânsito de Nova Iorque, Janette Sadik-Khan, nesta segunda-feira (23).
“Mudando de marcha: um mapa para ruas mais seguras e cidades inteligentes” foi o tema do Fronteiras do Pensamento, palestrado pela ex-secretária de trânsito de Nova Iorque, Janette Sadik-Khan, nesta segunda-feira (23).
Ao começar sua apresentação, Janette ressaltou as mudanças que ocorreram em Nova Iorque nos últimos anos. Para ela, a mudança em como a cidade está programada é essencial, já que ela estava toda construída para os carros, não para as pessoas.
A urbanista afirmou que as ruas estavam presas a ideias antigas e em seu governo mudou isso. “Queríamos que as pessoas quisessem andar de transporte público, visitar praças e se sentir seguro andando nas ruas”.
A relação das pessoas com o trânsito não mudou só a forma de ir e vir, o comércio também foi afetado. O comércio melhorou com a troca de estacionamentos por bancos e espaço na calçada, cerca de 50% das vendas de varejo cresceram com a mudança e as lojas vazias logo foram alugadas.
As praças tiveram grande participação nesse processo de mudança na cidade de Nova Iorque. A secretaria de trânsito criou 60 praças em 6 anos. Foi uma resposta aos pedidos dos jovens por espaços na cidade. Hoje, o programa de criação de praças é um dos mais populares.
As mudanças ocorreram com o debate popular. Nova Iorque realizou um sistema de demanda com a população para saber a opinião dos moradores da cidade sobre as mudanças no trânsito. “Não há mais o governo dizendo o que vai acontecer e, sim, a população pedindo para nós fazermos. Quando seu projeto envolve a população, seu projeto fica muito melhor pela participação”.
A Times Square é um dos lugares mais conhecidos de Nova Iorque e também sofreu grande mudança em sua estrutura. Antes ela era um lugar em que pessoas e carros lutavam por espaço. Janette resolveu retirar os carros da Times Square e transforma-la em um espaço apenas para pedestres. Ela afirmou que 80% da rua era de pedestres, mas eles só tinham 10% do espaço.
Ao fechar, ela notou que havia muito cinza e espaço vazio. Então resolveu colocar cadeiras de praia para as pessoas se sentarem e as espalhou por todo lado. No outro dia, as pessoas estavam sentadas nelas e a mídia só falava sobre isso. A palestrante brincou com essa situação e afirmou: “Até os Nova Iorquinos resolveram visitar a Times Square”.
A palestrante declarou que as ciclovias são uma estratégia de desenvolvimento para a cidade. Segundo ela, com mais faixas de bicicletas mais pessoas irão usar elas e menos acidentes ocorrerão nas ruas. “Se você quer uma cidade segura, coloque faixas de bicicletas”.
Em relação a Porto Alegre, a urbanista comentou a inauguração da faixa de 400 metros na cidade. Ela disse que aprova projetos desse tipo e que podem servir de incentivo para a criação de outras ciclovias. Porém, ela criticou o modo como elas estão colocadas. “Vocês podem ter um design mais rápido, isso aqui está muito sobe e desce”.
Janette também comentou o Bikepoa com entusiasmo e disse esperar os mesmos benefícios para Porto Alegre que Nova Iorque recebeu ao realizar um projeto de aluguel de bicicletas.
A relação dos taxis e o Uber é uma das grandes discussões em Porto Alegre atualmente. Ao ser perguntada sobre sua opinião e como funciona o serviço em Nova Iorque a palestrante se mostrou favorável. “Nós temos 13 mil táxis e 30 mil veículos do Uber em Nova Iorque. Não há dúvida que o futuro do transporte público vá incluir o Uber”.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO