Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Corrupção no Futebol

- Publicada em 12 de Novembro de 2015 às 18:23

Fifa divulga candidatos à presidência sem Platini

A Fifa divulgou, nesta quinta-feira, a lista final de candidatos à presidência da entidade. A nominata de sete candidatos foi reduzida para cinco com a exclusão do presidente da Uefa, Michel Platini, e do presidente da Federação Liberiana de Futebol, Musa Bility.
A Fifa divulgou, nesta quinta-feira, a lista final de candidatos à presidência da entidade. A nominata de sete candidatos foi reduzida para cinco com a exclusão do presidente da Uefa, Michel Platini, e do presidente da Federação Liberiana de Futebol, Musa Bility.
Foram confirmados como candidatos o príncipe Ali Al Hussein, o xeque Salman Bin Khalifa Al Ebrahim, o ex-secretário adjunto da Fifa Jérôme Champagne, o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, e Tokyo Sexwale. A eleição será no dia 26 de fevereiro do ano que vem.
Embora tenha sido suspenso no mês passado pelo Comitê de Ética da Fifa, Platini ainda pode recorrer e entrar na lista de candidatos. Para isso, ele terá que ir ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). "O senhor Platini está espantado com a comissão de recursos da Fifa, a qual ele apelou há várias semanas da sanção provisória. Esta surpreendente lentidão é totalmente contraditória com a urgência invocada pelo comitê de ética para justificar a sanção provisória que lhe foi aplicada", disse o advogado do presidente da Uefa, Thibaud d'Alès.

Del Nero pede habeas corpus para não ser preso na CPI

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para que não seja preso e possa ficar calado durante um futuro depoimento na CPI do Futebol. A sua solicitação, que foi feita por três advogados, está com o ministro Gilmar Mendes.
O ministro analisou o requerimento de liminar, mas disse que não há necessidade de pressa, já que não tem nem data para a ida do dirigente a Brasília. "Levando em conta não haver, dentre os documentos que instruem o presente feito, qualquer elemento que traga a certeza da convocação, tampouco da realização da indigitada solenidade na data referida pelos impetrantes, inviável a análise, neste momento, do pleito de urgência", declarou.
O cartola ainda não foi chamado, porém Del Nero faz três pedidos no processo: direito de ser assistido e comunicar-se com seus advogados; não ser obrigado a assinar termo de compromisso de dizer a verdade; e não ser preso ou ameaçado de prisão ao invocar o direito constitucional ao silêncio.