Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tênis

- Publicada em 02 de Novembro de 2015 às 17:08

ATP confirma Marcelo Melo como número 1 nas duplas

Aos 32 anos, tenista vive a melhor temporada de sua carreira, tendo conquistado três títulos seguidos

Aos 32 anos, tenista vive a melhor temporada de sua carreira, tendo conquistado três títulos seguidos


CRISTIANO ANDUJAR/CBT/DIVULGAÇÃO/JC
Quase 14 anos depois de Gustavo Kuerten, o Brasil novamente tem um líder de um ranking mundial no tênis. Ontem, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) atualizou a lista e, conforme já se sabia previamente, Marcelo Melo assumiu a ponta nas duplas. Com três títulos seguidos, o brasileiro não só aparece em primeiro lugar, como tem boa folga sobre os antigos líderes.
Quase 14 anos depois de Gustavo Kuerten, o Brasil novamente tem um líder de um ranking mundial no tênis. Ontem, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) atualizou a lista e, conforme já se sabia previamente, Marcelo Melo assumiu a ponta nas duplas. Com três títulos seguidos, o brasileiro não só aparece em primeiro lugar, como tem boa folga sobre os antigos líderes.
A liderança já estava assegurada desde a sexta-feira da semana retrasada, quando Melo chegou à semifinal do Torneio de Viena, na Áustria - na sequência, conquistou o título. Porém, a chegada ao topo se efetivou ontem, quando a ATP deixou de considerar os resultados do Masters 1.000 de Paris, no ano passado.
Como o torneio francês começa nesta semana e distribui mil pontos aos campeões, a liderança de Marcelo Melo pode durar apenas sete dias, mas isso é improvável. O brasileiro tem 8.390 pontos, contra 7.540 de cada um dos irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, que formam a dupla mais vitoriosa da história, com 109 títulos.
Desde 2005, em poucas ocasiões os gêmeos Bryan, de 37 anos, deixaram a liderança. Neste ano, entretanto, apresentaram uma queda de rendimento, chegando a apenas uma final de Grand Slam. Em eventos da série Masters 1.000, foram três títulos até aqui.
Por outro lado, Melo, aos 32 anos, vive a melhor temporada da carreira. Ele venceu um Grand Slam pela primeira vez em Roland Garros, batendo exatamente os irmãos, e cresceu de rendimento quando o seu parceiro fixo, o croata Ivan Dodig, resolveu tentar recuperar o ranking de simples e se afastar dos torneios de duplas.
Desde então, Melo não perdeu. Com o sul-africano Raven Klaasen, ganhou o ATP 500 de Tóquio (Japão) e o Masters 1000 de Xangai (China). Depois, ao lado do polonês Lukas Kubot, faturou o ATP 500 de Viena. Nesta semana, o brasileiro retoma a dupla com Dodig, quarto do ranking, para jogar o Masters de Paris.

Em rede social, brasileiro diz que 'a ficha ainda não caiu'

"Número 1 do mundo! Eu, que sempre acreditei no sonho de ser tenista profissional, posso dizer que a ficha ainda não caiu. Desde pequeno, sempre sonhei em ser profissional, corri atrás dos meus objetivos, cheguei a passar fax por vários dias em busca de patrocínios, fazendo de tudo para realizar meu sonho. Tenho que agradecer a todos que me ajudaram, porque seria impossível chegar lá sozinho", escreveu o tenista, em postagem no Facebook.
No texto, o jogador agradece a algumas pessoas que o ajudaram a atingir tal feito, tornando-o o terceiro brasileiro a liderar o ranking mundial, depois de Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. Melo cita os pais, seu irmão e treinador Daniel Melo, o irmão mais velho Ernane, amigos, o preparador físico Chriszogno Bastos, seus fisioterapeutas e até o presidente da Centauro, Sebastião Bomfim. A loja de material esportivo patrocina o atleta há oito anos.

Bellucci vence na França e encara Djokovic mais uma vez

O paulista Thomaz Bellucci, 40º do ranking e número 1 do Brasil, derrotou ontem o russo Teymuraz Gabashvili, 50º do mundo e avançou de fase no Masters 1.000 de Paris, na França. O brasileiro venceu por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, em uma hora e 46 minutos de partida.
"Tecnicamente, não foi um dos meus melhores jogos, mas consegui me manter firme mentalmente, e isso fez a diferença na partida. O Gabashvili oscilou bastante, e eu aproveitei para me manter sólido", disse Bellucci. Na segunda rodada do torneio francês, o paulista vai encarar o atual número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic.
Este será o quinto confronto entre os dois tenistas, o terceiro no ano. Djokovic venceu todos os duelos até aqui. "Os últimos dois jogos contra o Djokovic foram bem equilibrados. Vou tentar manter o mesmo padrão de jogo que deu certo e a tranquilidade nos pontos cruciais. Ele não dá espaço dentro de quadra, então o negócio é jogar sólido e não deixar o nível cair em nenhum momento", afirmou.