Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Novembro de 2015 às 19:53

Ata do Federal Reserve, dos EUA, reforça alta dos juros em dezembro

As condições necessárias para uma elevação da taxa de juros dos EUA podem ser atingidas já em dezembro. É o que aponta a ata da última reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), realizada nos dias 27 e 28 de outubro e divulgada ontem.
As condições necessárias para uma elevação da taxa de juros dos EUA podem ser atingidas já em dezembro. É o que aponta a ata da última reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), realizada nos dias 27 e 28 de outubro e divulgada ontem.
"A maioria dos membros (do comitê de política monetária) afirmou que, com base em sua avaliação sobre a situação econômica atual e a perspectiva futura para a atividade, o mercado de trabalho e a inflação, essas condições podem muito bem ser atingidas até a próxima reunião", afirma o documento. O último encontro do Fed em 2015 será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro. Por isso, o comitê de política monetária decidiu incluir no comunicado divulgado logo após o encontro uma menção clara à possibilidade de aumento já na reunião seguinte.
Para tomar uma decisão sobre a taxa, o Fed observa o estado do mercado de trabalho e as projeções para a inflação, que precisa atingir, no longo prazo, a meta de 2%. Neste mês, o Departamento do Trabalho divulgou que a taxa de desemprego nos EUA chegou a 5% em outubro, o menor patamar desde abril de 2008. A renda dos trabalhadores também subiu.
O debate sobre o aumento dos juros americanos, que estão perto de zero desde dezembro de 2008, movimenta os mercados financeiros desde o início do ano. A tendência é que, com o aumento, parte do dinheiro que hoje está nos mercados emergentes (inclusive o Brasil) rume para os EUA, em busca do rendimento e da maior segurança da economia americana.
A expectativa de alta foi adiada diversas vezes ao longo do ano. Inicialmente prevista para junho, a decisão foi postergada devido à fraqueza da economia global, que pode afetar o desempenho das exportações americanas e ainda reduzir as projeções de inflação.
A ata da reunião mostra ainda que, mesmo que os juros sejam elevados já neste ano, eles devem permanecer abaixo dos níveis considerados normais. "O comitê reiterou a expectativa de que, mesmo depois que o emprego e a inflação estiverem perto dos níveis almejados, as condições econômicas podem, por algum tempo, justificar a manutenção dos juros abaixo dos níveis considerados normais no longo prazo", diz o documento.
A piora da economia brasileira foi mencionada na reunião de política monetária do Fed, segundo a ata do encontro divulgada ontem. "Indicadores de atividade no Japão e no Brasil permanecem fracos", afirma o documento.
Sem citar explicitamente o Brasil, a ata do Fed menciona que a inflação permaneceu elevada em países da América do Sul afetados por forte desvalorização da moeda.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO