Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 15 de Novembro de 2015 às 22:08

Municípios gaúchos apostam no turismo religioso como atrativo

Templo de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, recebe mais de um milhão de visitantes anuais

Templo de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, recebe mais de um milhão de visitantes anuais


VANESSA BRUINSMA/DIVULGAÇÃO/JC
Um grupo de trabalho formado por representantes dos poderes públicos, de entidades ligadas ao turismo e de santuários e templos localizados em municípios da Região Uva e Vinho, e do Centro e do Norte do Estado busca impulsionar a economia do setor, pelo viés da espiritualidade.
Um grupo de trabalho formado por representantes dos poderes públicos, de entidades ligadas ao turismo e de santuários e templos localizados em municípios da Região Uva e Vinho, e do Centro e do Norte do Estado busca impulsionar a economia do setor, pelo viés da espiritualidade.
Constituído a partir do primeiro Encontro de Turismo Religioso, ocorrido na quinta-feira, no distrito de Caravaggio, em Farroupilha, o grupo pretende profissionalizar e fortalecer o receptivo de peregrinos e visitantes relacionados ao segmento, principalmente no que se refere à infraestrutura e logística. Algumas ações isoladas já estão ocorrendo, como, por exemplo, o investimento de R$ 1,5 milhão (de emendas parlamentares federais e contrapartida da prefeitura) em uma pista de caminhada, com foco em atender a comunidade local, turistas e peregrinos que visitarem o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha.
O trecho, que já está em obras, inicia na Rodovia dos Romeiros e vai até o ponto turístico. Por ali, passa um grande fluxo de pessoas no decorrer do ano. A maioria gosta de cumprir o trajeto a pé, em uma espécie de ritual reflexivo e contemplativo. "O objetivo da pista de caminhada é oferecer maior conforto aos visitantes do Santuário que optarem por aquele trajeto", explica a turismóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha, Marisa Poloni.
Segundo a técnica da prefeitura, ainda serão implementadas sinalizações turísticas neste e nos outros dois caminhos que levam ao santuário, bem como no próprio local de visitação. "Neste caso, quem irá disponibilizar os recursos será o Sicredi", explica Marisa, ao informar que uma série de ações paralelas vem ocorrendo com objetivo de tornar o local um grande centro de referência de turismo religioso. "Percebemos que as pessoas precisam de melhor infraestrutura e logística. Estes projetos da prefeitura e da iniciativa privada buscam atender melhor o público que chega à cidade para visitar Caravaggio."
Diariamente, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio recebe peregrinos e famílias de outros municípios e estados do País. De acordo com a turismóloga, no decorrer do ano, o espaço - onde há uma capela dos ex-votos, que reúne objetos como imagens de santos, quadros, cartas, roupas, placas com dedicatórias, entre outros - recebe mais de um milhão de visitantes. Outras 257 mil pessoas se deslocam ao distrito por conta da Romaria de Caravaggio, que ocorre em 26 de maio. "Neste dia, os peregrinos saem de Caxias do Sul e percorrem 11 quilômetros em estrada de chão para chegar ao local."

Santa Maria procura divulgar romaria e santuário para o resto do Brasil

Procissão da Medianeira reúne de 200 mil a 300 mil pessoas na cidade

Procissão da Medianeira reúne de 200 mil a 300 mil pessoas na cidade


CHRISTIANA BARBIERI SZALANSKI/DIVULGAÇÃO/JC
Em Santa Maria, onde ocorre a Romaria de Medianeira, um trabalho realizado pela Secretaria de Turismo busca divulgar o evento, considerado o maior do gênero na região Central do Estado. Realizada no segundo domingo de novembro, a procissão reúne entre 200 mil e 300 mil pessoas, que rumam à Santa Maria para permanecer em um período máximo de seis horas. "O impacto econômico neste único dia ocorre na gastronomia, comércio (que abre um domingo por mês e especialmente nesta data) e farmácias", mensura a titular da secretaria Norma Martini Noesch. "Desejamos muito que este atrativo se torne ainda mais forte para que economia do turismo se beneficie de forma mais ampla com este evento." Segundo a gestora, o município está trabalhando de forma intensa para divulgar a romaria para o restante do País.
Outro atrativo que insere Santa Maria na rota do turismo religioso é o Santuário de Schoenstatt, que recebe 300 mil pessoas por ano. O templo localizado no município foi o primeiro, no Brasil, desta congregação - que está presente em 90 países. Além da visitação, os turistas podem se hospedar no santuário. "Muitas agências promovem o templo, de onde também ocorrem saídas de passeios pela cidade e região", destaca Norma.

Em todo o País, 17 milhões viajam movidos pela fé

O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País levados pela fé. De acordo com a diretora executiva do Sindicato de Hotéis e Restaurantes da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, outros municípios do entorno atraem cada vez mais visitantes religiosos.
Além de Farroupilha, Márcia aponta outras cidades da região que se beneficiam com o nicho religioso, como Flores da Cunha, onde ocorre o evento de Corpus Christi, que, em 2016, ocorrerá de 26 a 29 de maio. A programação inclui missas, procissão, shows e a Romaria do Frei Salvador. "Em 2014, foram 14 mil pessoas, e, este ano, o público chegou a 15 mil visitantes durante quatro dias de evento. Isso impacta toda a economia local e das cidades do entorno."
Também em maio, o distrito de Criúva, em Caxias do Sul, promove uma semana de Festa do Divino, com novenas, missa, ritual, jantares e até baile. No ano passado, 11 mil pessoas compareceram ao evento e outras 12 mil estiveram presentes em 2015. A festa de 2016 está programada para acontecer de 7 a 15 de maio.
Já em Vila Flores, o atrativo é a Pousada dos Capuchinhos, onde os hóspedes vivenciam a espiritualidade realizando trilhas e caminhadas em meio à natureza e, no próprio estabelecimento, pode-se escutar pelos recintos uma série de músicas gregorianas. Aberto em 2006, o local foi todo reformado e tematizado em 2013. "Depois de repaginada, a pousada viu o fluxo de pessoas aumentar em 50%", comenta a presidente do sindicato.
De acordo com o consultor de Turismo do Sebrae, Carlos Augusto Alves, há pelo menos mais uma dezena de destinos gaúchos com foco no segmento religioso. "O Caminho das Missões existe há 10 anos naquela região e existem projetos de erguer um santuário a São Roque González." Alves ainda aponta a cidade de Nonoai, no Norte do Estado, onde ocorre a peregrinação ao santuário do Padre Manoel Gonzales e do Beato Adílio, como um importante destino.