Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 04 de Novembro de 2015 às 13:44

Investimento na qualidade de vida muda rotina profissional

>> Tessmann com o cachorro Topinho, mascote da equipe do escritório

>> Tessmann com o cachorro Topinho, mascote da equipe do escritório


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Roberta Mello
Quem chega na Tessmann Consultoria Contábil pode encontrar, em meio às mesas e computadores, Topinho dormindo ou brincando com um dos colaboradores. O labrador de 9 anos é o responsável por deixar o ambiente mais descontraído e integra as ações voltadas à promoção de práticas saudáveis dentro do ambiente de trabalho.
Quem chega na Tessmann Consultoria Contábil pode encontrar, em meio às mesas e computadores, Topinho dormindo ou brincando com um dos colaboradores. O labrador de 9 anos é o responsável por deixar o ambiente mais descontraído e integra as ações voltadas à promoção de práticas saudáveis dentro do ambiente de trabalho.
A contabilidade está entre as profissões com rotina estressante, normalmente tem de ser executada durante horas em frente ao computador, e o profissional enfrenta constantes mudanças nas rotinas, leis e exigências dos clientes. Além disso tudo, o mercado está cada vez mais volátil e competitivo, o que aumenta os níveis de ansiedade.
"Ainda não há uma pesquisa definitiva sobre os níveis de estresse entre contadores, mas, pelo que constatei conversando com colegas em seminários e conferências, esses níveis estão altos", defende o contador Charles Tessmann, proprietário da consultoria contábil e fiscal. O jovem empresário contábil conta que teve certeza de que era preciso implantar mudanças quando começou a conviver com clientes da área de Tecnologia da Informação - "bem descolados".
A certeza de que estava indo pelo caminho certo veio quando passou a levar Topinho e estimular outras práticas na empresa. Os resultados, segundo ele, são pessoas mais saudáveis, equipes conectadas e rendimento acima da média.
JC Contabilidade - Quando surgiu esse interesse em investir na melhoria da rotina de trabalho? Os contadores estão entre os mais estressados?
Charles Tessmann - O contador tem o perfil de mexer com muitos documentos, com computador, muitas atividades que levam ao sedentarismo e à deterioração da sua qualidade de vida. A nossa empresa tem por objetivo visar a mudança de hábito para um trabalho com melhores resultados, voltado tanto para nossa equipe quanto para os clientes. Estamos tentado difundir isso também para o público externo. No dia 17 de novembro, ocorre mais um ciclo de palestras, o Conexão Tessmann, e desta vez discutiremos como levar qualidade de vida para o seu ambiente de trabalho. A palestra é aberta ao público em geral.
Contabilidade - Que práticas vocês já estão implantando dentro da Tessmann?
Tesmann - São muitas, e elas surgem de acordo com as necessidades. Uma vez por semana, ocorre uma reunião e, mensalmente, um café da manhã, em que não falamos sobre trabalho. Anualmente, fazemos uma viagem de três ou quatro dias com todos os colaboradores para uma praia a fim de criar uma relação mais íntima e saudável entre a equipe. Temos ginástica laboral e comemoramos todos os aniversários nos últimos 30 minutos da jornada de trabalho daquele dia. Para mim, tão importante quanto calcular um imposto certo é comer um bolinho juntos no dia do aniversário de um colega. Tem também um mascote de 9 anos que trabalha no meio do pessoal todos os dias e faz bem para a equipe. O Topinho vem todos os dias, desde os seis meses de idade, tem até crachá. Como agora está mais velho, está trabalhando só meio turno.
Contabilidade - Como você se deu conta que isso era uma realidade?
Tesmann - Uma dificuldade está em não haver estudos ou trabalhos confiáveis que apontem números sobre estresse entre profissionais de contabilidade. Eu comecei a perceber nos congressos e no dia a dia, conversando com os colegas, que eles podiam estar bem-sucedidos, ganhando dinheiro, mas estavam sempre estressados, com problemas de saúde. E as pessoas não sabiam o porquê disso.
Contabilidade - Quais os pontos na rotina da profissão que contribuem para o estresse?
Tessmann - A elevada carga tributária no Brasil se reflete na vida do contador e impacta diretamente no acúmulo de tarefas. Há também muita burocracia, e o contador tem de trabalhar com o serviço público, no qual o atendimento é muito ruim. Outra questão é a própria tarefa de estar sempre na frente do computador.
Contabilidade - Você pode dar alguma dicas para contadores, ou apontar soluções para empresas que queiram investir na área?
Tesmann - Indico que seja adotada uma prática esportiva, que o profissional se alimente bem e procure trabalhar em um ambiente saudável. Às vezes, não é só o dinheiro que importa, com quem tu trabalha e onde também são pontos importantes. Para o empresário, eu afirmo que está comprovado que trabalhar em um ambiente bom ajuda a reter talentos. Hoje em dia, tudo está mudando muito. Na Tesmann Consultoria Empresarial, temos 80 clientes, e eu os visito semanalmente e vejo a mudança acontecendo. Tenho quatro clientes do segmento de TI (Tecnologia da Informação) que me inspiraram a buscar formas diferentes de ambiente de trabalho e a valorizar a produtividade e a individualidade.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO