Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

LEITURA

- Publicada em 16 de Novembro de 2015 às 10:52

Inovação

 Empresas e negócios - pense como um artista - zahar divulgação

Empresas e negócios - pense como um artista - zahar divulgação


ZAHAR/DIVULGAÇÃO/JC
Pense como um artista; Will Gompertz; Editora Zahar; 1ª edição; R$ 39,90; 224 páginas; disponível também em versão digital.
Pense como um artista; Will Gompertz; Editora Zahar; 1ª edição; R$ 39,90; 224 páginas; disponível também em versão digital.
O sucesso para ter ideias novas e brilhantes é desvendado por Will Gompertz em Pense como um artista. O autor destaca que a chave está em liberar a criatividade e crer em si mesmos. Como editor de artes, Gompertz entrevistou e conviveu com muitos dos maiores artistas, diretores, escritores, músicos, atores, designers e pensadores criativos do mundo. E descobriu uma série de traços comuns a todos eles: práticas e processos básicos que estimulam e permitem que seus talentos floresçam.
Agora, combinando história da arte e estratégias criativas em um livro realmente inspirador, ele convoca os leitores a adotar esses processos e práticas. E ensina que, não importa a área de atuação, eles podem nos ajudar a alcançar coisas extraordinárias também. Usando como exemplo grandes artistas de todas as épocas, entre eles Michelangelo, Van Gogh, Duchamp, Picasso, Andy Warhol, Ai Weiwei e Marina Abramovic, Gompertz trata de criatividade, autoconfiança e persistência. O livro mostra que, para ser bem-sucedido, mesmo o mais genial e revolucionário dos artistas precisou, e precisa, pensar diferente, fazer diferente, confiar em si mesmo, ser empreendedor e seguir em frente.
Gompertz é o editor de artes da BBC, onde escreve, produz e apresenta programas sobre o tema. Eleito um dos cinquenta pensadores mais criativos do mundo pela revista nova-iorquina Creativity, Gompertz escreveu sobre arte para o Times e o Guardian por mais de 20 anos.

Publicidade

 A agência de comunicação

A agência de comunicação


DIVULGAÇÃO/JC
Os principais aspectos relacionados aos processos de gestão de uma agência de comunicação publicitária são objetos de estudo de A agência de comunicação publicitária como empresa, obra de Edmundo Brandão Dantas. Os primeiros capítulos investigam a publicidade como um sistema, buscando situar as agências enquanto empresas prestadoras de serviços à sociedade. Tratam da teoria administrativa, enfatizando as principais funções da administração e como elas estão distribuídas nas agências.
O livro trata também das mudanças ocorridas na comunicação a partir dos anos 1990, até culminar com a comunicação integrada, como marco para uma nova era à qual as agências tiveram que se adaptar. Outra abordagem critica a propaganda atual, destacando características como a organização da sociedade civil, as minorias e o ambientalismo.
A criação de marcas e campanhas também é debatida, abordando questões como o patrocínio, parcerias e permutas para a sobrevivência das empresas. Os critérios utilizados por clientes quando da contratação de uma agência também são debatidos. O livro dá ainda dicas para quem deseja criar uma agência publicitária e lança reflexões para os leitores pensaram a publicidade como algo mais criterioso.
Dantas é professor da faculdade de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em ciência da informação pela mesma instituição.

Emancipação

 Empresas e negócios - problema no paraíso - zahar divulgação

Empresas e negócios - problema no paraíso - zahar divulgação


ZAHAR/DIVULGAÇÃO/JC
Em Problema no paraíso, um dos mais combativos, conhecidos e indispensáveis pensadores da atualidade, Slavoj Zizek, diz que alternativas como maior igualdade, democracia e solidariedade são hoje consideradas ultrapassadas e fantasiosas ou, pior, nos levariam a uma sociedade cinzenta e supercontrolada. E argumenta que, se queremos realmente imaginar um caminho melhor, precisamos entender que é exatamente o capitalismo que nos oferece um futuro que nos serve sempre mais do mesmo sob o disfarce de mudança constante.
Mergulhando em fenômenos tão diversos quanto Gangnam Style, Marx, O Cavaleiro das Trevas, Lacan, Ernst Lubitsch e Margaret Thatcher, Zizek adverte que é preciso exigir mudanças radicais e explorar as possibilidades de novas batalhas emancipatórias. Nossos heróis de agora, explica ele, devem ser Julian Assange, Chelsea Manning e Edward Snowden. Incisiva e oportuna dissecação do atual estado das coisas e da nova ordem por vir, o livro mostra que a luta por emancipação é o mais ousado de todos os empreendimentos.
Zizek é filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Nascido em 1949 na Eslovênia, é diretor internacional do Instituto de Humanidades do Birkbeck College, Londres, pesquisador do Instituto de Sociologia da Universidade Liubliana e professor visitante de universidades como Columbia, Princeton eParis VIII.