Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 16 de Outubro de 2015 às 16:36

Tons de rosa

Chega outubro e, junto dele, o rosa. Tanto na iluminação de prédios e monumentos, quanto em notícias de jornais e televisão, o tom rosa é relacionado ao câncer de mama. São mais de 57 mil mulheres diagnosticadas por ano no Brasil.
Chega outubro e, junto dele, o rosa. Tanto na iluminação de prédios e monumentos, quanto em notícias de jornais e televisão, o tom rosa é relacionado ao câncer de mama. São mais de 57 mil mulheres diagnosticadas por ano no Brasil.
É o tumor mais comum entre mulheres, mas a taxa de cura se aproxima de 90% quando identificado precocemente. Felizmente, essa luta mobiliza milhares de pessoas, e o sucesso cresce. Apesar do mesmo nome, câncer de mama é mais de uma doença, com ações e tratamentos diferentes, o que permite indicar terapias mais efetivas e menos tóxicas. Mas nem tudo é um mar de rosas.
As estatísticas mostram que os casos vêm aumentando. Isso pode ser causado pela mudança socioepidemiológica, com mulheres tendo menos filhos e mais tarde, além do aumento do tabagismo e da obesidade. A desinformação é outro fator de risco.
Muitas pacientes se surpreendem com o diagnóstico, pois não tinham história familiar. A ausência de parentes próximos com a doença não elimina o risco, inclusive a maioria dos casos não tem histórico familiar.
Outro erro comum é adiar a avaliação médica, com o medo de que intervenções possam piorar a evolução, quando é justamente o contrário. Cabe salientar, ainda, a alarmante falta de acesso à mamografia em alguns locais do País. A qualidade questionável de alguns mamógrafos dá a falsa sensação de segurança, e o tempo entre suspeita e manejo efetivo é ainda ponto de tensão. Além disso, drogas sofisticadas, mas de alto custo, não estão disponíveis no sistema público e não se visualizam mudanças. A falta de um plano de adequação no modelo assistencial cria um desalento para quem lida com a saúde, pois a taxa de mortalidade em áreas pobres é 11 vezes maior do que em zonas com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De qualquer forma, o rosa sensibiliza a população e homenageia as mulheres que travaram ou seguem nessa batalha. Que sirva também para fomentar mudanças estruturais e, assim, salvarmos mais vidas.
Médico oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO