Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 18 de Outubro de 2015 às 22:25

Vidro bioativo apresenta propriedade bactericida

Chinaglia (e), Crovace e Marina são responsáveis pelo invento

Chinaglia (e), Crovace e Marina são responsáveis pelo invento


TATIANE LIBERATO/DIVULGAÇÃO/JC
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu e transformou em produto patenteado duas tecnologias baseadas em vidros bioativos, que combinam propriedades inéditas no mercado brasileiro, como biodegradabilidade, bioatividade, sustentabilidade e alta atividade bactericida.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu e transformou em produto patenteado duas tecnologias baseadas em vidros bioativos, que combinam propriedades inéditas no mercado brasileiro, como biodegradabilidade, bioatividade, sustentabilidade e alta atividade bactericida.
Apesar de ser multiproposta, uma das principais aplicações deverá ser na área de medicina e odontologia, já que os inventos atuam diretamente na regeneração óssea. Uma das tecnologias desenvolvidas pelo grupo do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da instituição de ensino, é uma composição vítrea que resultou em um material com baixa tendência à cristalização e com alta bioatividade. Essas propriedades possibilitam a obtenção de fibras e tecidos para serem utilizados em problemas como úlceras na pele, queimaduras, lesões cutâneas, regeneração de ossos e fraturas. A segunda é um material bioativo e bioabsorvível, que faz o recobrimento de implantes metálicos médicos e odontológicos de uma forma que os torna compatíveis com o organismo, evitando rejeições e acelerando a integração com o osso. O processo também pode ser aplicado sobre implantes poliméricos e cerâmicos.
"Esse material faz com que as células se multipliquem mais rapidamente, acelerando a regeneração da pele e do osso. Além disso, é bactericida, o que é muito positivo para aplicações médicas", comenta Marina Trevelin Souza, uma das pesquisadoras responsáveis pelo invento, juntamente com Clever Ricardo Chinaglia e Murilo Camuri Crovace.
Quando iniciaram as pesquisas no LaMaV, em 2008, eles começaram a interagir tecnicamente, desenvolvendo produtos, ideias e aplicações. Através do interesse de empresas que buscam a academia por não possuírem estrutura para esse tipo de desenvolvimento, eles começaram a identificar uma demanda por novos biomateriais. "Foi desafiador, mas criamos inovações a nível mundial, e agora a nossa meta é buscar parceiros para tornarmos isso comercial", relata Marina, comentado que, atualmente, materiais como esses precisam ser importados e, ainda assim, foram desenvolvidos na década de 1960.
Para dar continuidade ao trabalho que se iniciou na UFSCar, eles criaram uma spin-off: a Vetra. A empresa está incubada na Supera - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto, em São Paulo, voltada para a área da saúde. Como o produto já está pronto e testado, a meta agora é dar continuidade ao processo, buscando um parceiro comercial. "Já estamos conversando com algumas empresas da área de cosméticos e odontológica e vamos ver como as coisas evoluem. Estamos abertos às propostas", diz Marina.

Bradesco lança 2ª edição do programa de startups

Com o objetivo de descobrir projetos inovadores de startups que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação no setor de produtos e serviços financeiros, o Bradesco deu a largada para a segunda edição do InovaBRA. As empresas poderão se inscrever pelo site www.inovabra.com.br até o dia 22 de dezembro de 2015.
Os projetos deverão estar voltados para as áreas de meios de pagamento, canais digitais, produtos, seguros e banco do futuro, que engloba iniciativas que possam ser adotadas nos próximos anos por qualquer área do banco.
Para divulgar a iniciativa, o Bradesco inicia uma série de road shows pelo País. O primeiro acontece em Porto Alegre, no próximo dia 21. Em seguida, esses encontros seguirão para as principais cidades brasileiras.
O InovaBRA tem duração de 12 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e oito meses para o processo de interação com o banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica das propostas. A primeira edição do InovaBRA contou com a inscrição de 553 empresas, e oito delas chegaram à fase final do programa, concluindo com sucesso a formatação do Produto Mínimo Viável (MVP) de suas soluções para adaptação das necessidades do banco.