Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 12 de setembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Edição impressa de 09/10/2015. Alterada em 12/09 às 14h07min

Meios eletrônicos e gráficos

Há uma grande curiosidade hoje, em nível mundial, em torno do impacto dos meios eletrônicos sobre os impressos, ou, de forma mais ampla, da eletrônica sobre a indústria gráfica. Pois, recente encontro mundial, promovido pela Federação Europeia para Impressão e Comunicação Digital (Intergraf), divulgou números levantados pela ONU a respeito. Enquanto a produção industrial mundial cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2015 sobre igual período do ano passado, a indústria gráfica encolheu 0,5% na mesma comparação. Entre os fatores desta situação, como já era de se esperar, sobressai a expansão da comunicação eletrônica,
Situações diferentes
Mas há diferenças entre países emergentes e desenvolvidos nesta questão, ainda segundo a ONU. Enquanto nos emergentes a indústria gráfica cresceu 2,9% no primeiro trimestre, nos desenvolvidos, ela encolheu 1,2%. Ainda assim, em ambos os casos, a performance do setor foi sensivelmente pior do que a produção industrial total, que teve crescimento de 5,3% e de 1,3%, respectivamente.
TI gaúcha nos EUA
Executivos da gaúcha Ilegra, empresa global de soluções de negócios e TI, marcam presença em dois eventos nos EUA nesta semana. Em Orlando, participam do Gartner Symposium/ITExpo, o maior encontro mundial entre CIOs e executivos seniores de TI. E, em Las Vegas, do AWS re:Invent, da Amazon Web Services.
Cachaçaria em Anuga
Cachaçaria gaúcha Weber Haus de Ivoti volta pela quinta vez à grande feira mundial de alimentação Anuga em Colônia, Alemanha, com mais de 7 mil expositores de 100 países. Ela estará em estande que tem a parceria da Apex Brasil. Weber Haus espera fechar 2015 com expansão de 10% nas suas exportações.
Integridade corporativa
O escritório Coelho e Matos Advogados Associados está aplicando um programa de integridade corporativa (Compliance) em empresas e entidades que têm relação com a administração pública, exigência da Lei Anticorrupção. Ele já está aplicando o Compliance no Sicepot e, nesta semana, assinou com a Ageos.
Primeira biblioteca infantil digital
O mundo digital está cada dia mais presente no dia a dia das crianças. E já tem até uma biblioteca digital voltada ao público infantil em português, o Elefante Letrado. É a primeira e acaba de firmar parceria com a Editora Zaner-Bloser, subdivisão da Highligghts, uma das mais respeitadas editoras de livros e revistas infantis dos EUA. A previsão é que, ainda neste mês, seus livros em inglês já possam ser comercializados. Mas há outros acordos fechados, como o acordo com a Amazon, com a Apple Store e com a Kobo. E mais recentemente com a Editora Moderna para venda de livros em português, que compõem uma nova plataforma, chamada SmartLab. O Elefante Letrado já tem mais de 450 obras e 50 mil livros lidos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia