Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 12 de junho de 2018.
Dia dos Namorados.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 23/10/2015. Alterada em 12/06 �s 12h18min

O futuro est� pr�ximo

Os carros autônomos estão cada vez mais longe da ficção científica e perto da realidade. Diversas montadoras conduzem, atualmente, pesquisas e projetos adiantados na área de automação da direção. É o caso da Volvo, que acaba de apresentar uma das interfaces mais avançadas e seguras para adoção em veículos autônomos, o IntelliSafe Auto Pilot. O sistema proporciona uma solução simples a como os motoristas irão transferir o controle da direção para o automóvel. A operação será feita por duas aletas no volante. Quando o condutor ingressar em uma via onde o modo autônomo de direção está disponível, será alertado por avisos no painel e luzes nessas aletas, que irão piscar. Bastará apenas pressionar as aletas simultaneamente para ativar o modo "Auto Pilot". O motorista será avisado com antecedência para retomar o controle ao fim do trajeto em modo autônomo, por uma contagem regressiva de 60 segundos. Caso o condutor não pressione as aletas para recuperar o domínio dentro deste minuto, o carro irá parar por conta própria em um lugar seguro. A primeira aplicação pública da tecnologia IntelliSafe Auto Pilot será em 2017, no projeto Drive Me, em Gotemburgo, na Suécia. Trata-se do estudo de condução autônoma mais ambicioso do mundo, através do qual a Volvo disponibilizará 100 veículos autônomos, que serão usados no dia a dia por pessoas comuns.

Gama germano-brasileira

O Série 1 é outro modelo da BMW que começa a ser produzido na fábrica brasileira da empresa em Araquari (SC). O processo de nacionalização terá duas etapas: ainda neste mês, as versões 120i Sport ActiveFlex e 120i Sport GP ActiveFlex saem da linha de montagem; o BMW 125i M Sport, por sua vez, fica para 2016.

Eficiência energética

A Pirelli lançou o primeiro pneu nacional a ser comercializado com o selo de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, com notas "A" na frenagem no piso molhado e "B-C" na economia de combustível. O produto escolhido pela empresa foi o Cinturato P1 Plus, disponível para rodas de 15 a 20 polegadas. Com isso, a Pirelli se antecipa às datas de implantação do PBE para pneus, que entra em vigor a partir de outubro de 2016 para produção e importação e, a partir de abril de 2017, para distribuição.

Terceiro trimestre

Os financiamentos de veículos no Rio Grande do Sul somaram 79.354 unidades novas e usadas no terceiro trimestre do ano. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados. Responsáveis por 87% dos financiamentos na região, os automóveis leves atingiram 68.931 unidades no período, com destaque para os usados, que totalizaram 47.346 unidades financiadas. O levantamento é da Cetip.

"Ouvido" eletrônico apurado

A tecnologia de comando de voz nos carros brasileiros da Ford consegue reconhecer os sotaques regionais. Trata-se de um recurso do sistema Sync, que equipa a atual geração das linhas Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger, além de estar disponível em versões do Ka, Ka e New Fiesta Hatch e Sedan. Por meio de algoritmos, o software consegue se ajustar ao sotaque e padrão de fala do usuário, e salva essas informações na memória do sistema quando o carro é desligado. Caso outro motorista utilize o carro, o Sync automaticamente capta suas características fonéticas e cria um arquivo próprio para ele também. A programação considerou os principais grupos fonéticos brasileiros, do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte, e identificou tambémas nuances existentes entres eles, como, por exemplo, o modo de falar peculiar de cariocas, paulistas e mineiros.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia