Uma profissão que passa por transformação


Jornalistas são mestres em contar a história dos outros. Quando viram fontes, ficam tímidos, inclusive.
Jornalistas são mestres em contar a história dos outros. Quando viram fontes, ficam tímidos, inclusive.
Muitos deles, no entanto, estão mudando essa característica. Há alguns anos, as faculdades de Comunicação preparavam seus alunos para trabalharem em redações, incentivando o sonho de uns e gerando frustração em outros.
Não há espaço em veículos tradicionais para tantos profissionais que se formam a cada semestre. Além disso, a internet traçou um novo cenário. Hoje, os jornalistas podem criar seus próprios canais de comunicação também.
Nossa entrevistada, Juliana Machado Bastian, da Famintas, disse que não depende mais só do espaço que consegue para seus clientes na imprensa. Ela resolveu investir em plataformas próprias para as marcas, apostando em redes sociais, por exemplo.
Tá aí, a profissão mudou. Só em Porto Alegre, dezenas de iniciativas de gente muito competente estão surgindo, gerando mais empregos, mais liberdade, mais dinamismo. E menos estresse.
"Nossa empresa é easy going", classifica Juliana. Para ser uma pessoa bem sucedida, seja na Comunicação ou em qualquer outra área, você não precisa viver sob pressão o tempo todo. Ser easy going pode ser, sim, um ótimo - e lucrativo - negócio. #crieseujob

Leia também

Deixe um comentário