Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 28 de Setembro de 2015 às 22:56

Indução à tragédia


JOÃO MATTOS/JC
O vandalismo praticado hoje não se resume a emporcalhar. Implica em colocar vidas em risco pelo modo como é feito o estrago nas placas de sinalização, ocultando informações importantes. É o caso da alça de acesso à rodovia Tabaí-Canoas. Mais um exemplo de como se pratica o mal. A placa pode ser substituída, o caráter criminoso não tem solução.
O vandalismo praticado hoje não se resume a emporcalhar. Implica em colocar vidas em risco pelo modo como é feito o estrago nas placas de sinalização, ocultando informações importantes. É o caso da alça de acesso à rodovia Tabaí-Canoas. Mais um exemplo de como se pratica o mal. A placa pode ser substituída, o caráter criminoso não tem solução.

Os ricaços

Na lista dos 10 maiores bilionários brasileiros mais jovens, a composição tende menos à área financeira do que para a área produtiva. Três deles são do ramo de cervejas, da família Schincariol, um é cofundador do Facebook, três são ligados a bancos, um ao ramo de calçados e dois a frigoríficos. A lista foi publicada pelo Estadão.

Só que...

...termômetro de procura maior que oferta, o pessoal do "compro ouro" do Centro Histórico de Porto Alegre nunca esteve tão ativo e em tal quantidade como nos últimos dias. Com o preço do metal caindo, era de se esperar a onda vendedora. Mas este negócio, no Brasil, tem suas próprias regras.

Penúltimo refúgio

O mau humor ? quase depressão ? dos mercados internacionais e perspectivas de crescimento cada vez menor da China derrubaram os mercados mundiais. Nestas horas, o ouro costumava subir, mas não agora. O metal caiu de preço porque, quem o tem, vende para cobrir perdas nas bolsas de valores. E ele não é mais o último refúgio.

Copa 2016

Os dois mais vigorosos políticos brasileiros em matéria de engrossar as fileiras dos respectivos partidos são Beto Albuquerque (PSB) e Marina Silva (Rede Sustentabilidade). É um duelo à parte que termina, em parte, nesta semana, prazo para quem pretende disputar as eleições de 2016.

Cenas da cidade

Avenida Borges de Medeiros, quase Esquina Democrática, 14h30min de ontem. Um rapaz desce a avenida correndo, boné na mão para não ser identificado. Alguém atrás dele grita "pega ladrão!". Antes mesmo que ele alcançasse a Rua da Praia, alguém bem à sua frente também grita "pega ladrão!". Seu destino estava selado. Foi segurado por populares até a cana chegar.

Dinheiro em árvores

Dois belos começos de semana. As projeções dos analistas para o PIB e inflação desanimam. Pior é que nada de a inflação ceder. E nesta quinta-feira começa mais uma paulada, o FGTS para empregados domésticos. Outro presentinho para os empregadores. Que colhem dinheiro em árvores, como todos sabem.

Marte ataca I

Antes suspeitada e agora confirmada pela Nasa, a existência de córregos salgados em Marte abre caminho para um mar de possibilidades sobre o passado do planeta vermelho. A descoberta fortalece a possibilidade de o planeta ser habitado por micróbios.

Marte ataca II

Apesar dos criacionistas, todos nós viemos da água, essencial à vida. Então abre-se uma pergunta instigante: a possibilidade de existência de micróbios em Marte significa que a vida pode se desenvolver a partir deles, ou foi o que restou da vida no planeta num passado distante?

Câmara metropolitana I

A sugestão de criar um parlamento para tratar dos problemas comuns à Região Metropolitana teve ressalvas do ex-vereador Adeli Sell (PT). Sugere repensar a Metroplan. "Pouco debate e elaboração institucional se fez sobre a região", aduzindo que o Estatuto das Metrópoles abriu mais possibilidades para se pensar em ações conjuntas.

Câmara metropolitana II

O leitor Darlei também vê problemas na ideia, por significar mais vereadores, mais funcionários etc., que dificilmente se traduziriam em algum benefício real. "Acredito no princípio do buraco: quando você está num buraco e quer sair dele, a primeira providência é parar de cavar. Temos de diminuir o tamanho do Estado, e não aumentá-lo."

Miúdas

  • IMPASSE no corte de ponto do magistério. Não deve passar. Prejuízo é só dos alunos.
  • GOVERNO do Egito vai introduzir o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que tem mais vantagens que defeitos. O Egito.
  • CIDADE de São Paulo tem o setembro mais chuvoso dos últimos 21 anos. Mas Cantareira segue no volume morto.
  • COM o fim da greve, as agências do INSS reabrem amanhã. Qual categoria será a próxima a infernizar a população?
  • COM o salto de ontem, não se fala mais em patamar para a moeda norte-americana. O dólar não é furado.