Congestionamento na área exige mais esforço

O nível de pulverização é mais um dos produtos obtidos a partir dos resultados que a pesquisa feita pela Qualidata oferece ao mercado. Pulverização é um termo associado à quantidade de marcas que são citadas nos diversos setores avaliados neste estudo. Quanto maior o número de marcas listadas, mais pulverizado é o setor. Ou seja, tem mais gente brigando pelo mesmo espaço de mercado, tem mais competidores disputando os mesmos consumidores ou compradores. Isso ocorre, principalmente, na área de prestação de serviços, onde a oferta de soluções é feita por um conjunto maior de empresas de menor porte ou com atuação essencialmente local ou regional, em comparação ao setor industrial, por exemplo.
No topo da lista dos setores com maiores níveis de pulverização continua Restaurante, no qual foram lembrados 113 nomes e apontados 111 como os preferidos. Apesar de alto, esse nível de pulverização é menor do que o registrado no levantamento anterior, quando a quantidade de restaurantes citados chegou a 140 na lembrança e 144 na preferência. Uma redução, portanto, de 19% e 23%, respectivamente.
Na lembrança, o segundo setor mais pulverizado é Sindicato, no qual 103 nomes de entidades sindicais foram lembrados, 11% a menos que o total aferido na pesquisa anterior. Já na preferência, o segundo lugar de maior pulverização é Imobiliária, com um total de 111 empresas sendo listadas como preferidas, número este que é 5% inferior ao verificado em 2017. As tabelas abaixo mostram um recorte dos 10 setores nos quais existe maior pulverização. Tanto para quem já atua nesses setores quanto para quem pretende atuar, vale a pena dar uma olhada com atenção e saber que, para obter bons resultados e alcançar o sucesso, serão necessárias muita energia e disposição, porque o jogo é pesado em tais áreas.
Publicado em 26/03/2018.