Se a inovação é fundamental para o crescimento de uma empresa, a Audaces, de Santa Catarina, que já cresceu de forma extraordinária nos últimos 19 anos, vai crescer muito mais. Nascida numa incubadora criada para dar apoio a quem tem boas ideias mas pouco capital, a empresa, especializada em software para a indústria da confeção têxtil, hoje tem 8.500 clientes em 30 países e é líder, no Brasil e na América Latina, em inovação. Possui mais de 10 produtos que são os primeiros a serem apresentados ao mercado no mundo e apoia os jovens que entram no setor ou no mercado da moda. “Saímos da faculdade e criamos a empresa, sabemos das dificuldades para começar e, por isso, somos parceiros de 250 instituições de ensino”, disse Cláudio Grando, diretor de Negócios da Audaces, em palestra para jovens candidatos a estilistas, em Fortaleza, durante a Maquintex 2011. Manifestou plena confiança na continuação do processo de crescimento da economia brasileira e disse duas frases aplaudidas pelo público: “É preciso saber produzir arte de forma industrial” e “o Brasil é um povo criativo, não há por que temer a Ásia”.
Na mão dos políticos
O futuro da indústria têxtil e de confecção brasileira está na mão dos políticos. A opinião é do empresário Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da empresa gaúcha Fcem, explicando que somente os políticos poderão levar o governo a adotar medidas que salvem a indústria da concorrência predatória dos países asiáticos. Caso contrário, segundo Pompeo, acontecerá o mesmo que houve nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde não há mais indústria têxtil, e ambos os países importam 100% dos produtos que necessitam. Consequentemente, também não há mais emprego, o que acirra os problemas sociais e os protestos da população nos dois países, como aconteceu recentemente. “Não queremos que isso ocorra no Brasil”, disse.
Cordeiro
O Cordeiro do Boqueirão, lançado no início deste ano, em Santiago do Boqueirão, pela Cooperovinos, já começou a conquistar mercado no Centro do País. Fechou parceria com uma casa especializada, coordenada por Loraine Lima, que vai distribuir a carne de cordeiro em Brasília.
Angus
Os criadores brasileiros de angus já podem acessar a genética do Ext, o touro mais influente na história recente da raça, líder de registro nos Estados Unidos, com mais de 36.900 filhos, o único que manteve liderança no ranking pelo maior número de anos consecutivos, de 1996 a 2000. O acesso à genética do 29AN1413N Bar Emulation Ext pode ser feito através de um clone do touro original, conforme a ABS Pecplan - a maior empresa de inseminação artificial do mundo.
Vipal
O presidente da Vipal, Arlindo Paludo, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, da revista Ecologia & Meio Ambiente. É uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Pecuária
Hoje, o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com aproximadamente 200 milhões de cabeças. Os animais estão distribuídos em 2 milhões de estabelecimentos rurais, que ocupam 180 milhões de hectares.
Incentivo cultural
O Projeto Música para Todos, aprovado na Lei Rouanet e idealizado pelo jornalista e produtor cultural Christian Lavich Goldschmidt, anda em busca de investidores para patrocinar 24 concertos de música clássica, contemplando 4.320 alunos de 48 escolas da rede pública escolar de Porto Alegre e Região Metropolitana. O investidor, pessoa jurídica, obtém 100% de isenção do valor investido, limitado a 4% do Imposto de Renda a recolher. Informações e contatos:
[email protected]
Porto a Porto
A Importadora Porto a Porto comemora ótimos resultados no Rio Grande do Sul. A empresa cresceu 46% no primeiro semestre em comparação a igual período do ano passado comercializando alimentos e vinhos importados. Hugo Sola, gerente regional, informa que para o segundo semestre a meta é crescer ainda mais, com a duplicação da filial no DC Shopping. A Porto a Porto duplicará suas instalações e também a sua atuação.
Tecnologia
A Tenda, uma das maiores construtoras do País, trouxe para o Rio Grande do Sul tecnologia pioneira, que abrevia em até 50% o tempo de edificação, exige 20% menos mão de obra e reduz a quantidade dos resíduos gerados. São formas de alumínio manoportáveis para a construção de paredes e lajes de concreto, desenvolvidas na Colômbia. A primeira obra com esse modelo de execução - o Germânia Life - começará a ser construída, este mês, em São Leopoldo, segundo Sidney Ostrowski, diretor de Construção da Tenda na região Sul.
O Dia
• A Kepler Weber apresentará o desempenho do 2º trimestre, às 9h, via teleconferência, com o presidente Anastácio Fernandes Filho.
• Governador Tarso Genro irá almoçar com os empresários do Grupo Lide Sul, às 12h, no Porto Alegre Country Club.
• Reunião-almoço do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, às 12h, no restaurante Chalé da Praça XV.
• Coquetel de inauguração do novo espaço profissional Space Escritórios Inteligentes, às 18h, na rua Mariante, 288/1408.
• Inauguração do Centro de Neurologia e Neurocirurgia e do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento, às 19h30min.
• Restaurante Calamares do Bourbon Ipiranga começou a servir chá da tarde, a partir das 15h, no tradicional estilo português.
• Palestra de Carlos Henrique Tavares, da Autoplast, sobre o ciclo da carbonização em motores injetados e sua relação com a poluição ambiental, às 19h no Sincopeças-RS, avenida Paraná, 2.435.
• A Monte Bravo Investimentos realizará, às 19h, a palestra gratuita Entendendo o cenário econômico-financeiro atual, com o gestor de carteiras Cézar Delapieve, na rua Antonio Carlos Berta, 475, sala 1.807.