Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

História do Comércio Gaúcho

- Publicada em 26 de Setembro de 2011 às 00:00

Zaffari exporta modelo de autosserviço


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
A rede Zaffari forjou um modelo de supermercado porto-alegrense tipo exportação. Além de desenvolver lojas com foco em qualidade e conforto ambiental, a grife enveredou pelos grandes empreendimentos de varejo e inventou outra moda: shopping center com teatro
A rede Zaffari forjou um modelo de supermercado porto-alegrense tipo exportação. Além de desenvolver lojas com foco em qualidade e conforto ambiental, a grife enveredou pelos grandes empreendimentos de varejo e inventou outra moda: shopping center com teatro
Quem já não se afastou por alguns dias de Porto Alegre e sentiu falta de fazer as compras no Zaffari? O jeito informal de se referir a uma das maiores grifes do ramo de supermercados do País traduz a relação que o varejo, fundado em 1960 pelos patriarcas do hoje grupo Zaffari, o casal Santina e Francisco Zaffari, selou com sua clientela. Hoje, é possível encontrar o mesmo design e padrão de qualidade nas 29 filiais, inclusive em São Paulo, onde o grupo aportou em 2008.
Antes do primeiro súper da família, que funcionou no número 2.115 na avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis, o casal lançou sua expertise de comércio na Vila Sete de Setembro, em Erechim, no Alto Uruguai. Isso foi em 1935 e se tratava de um entreposto de secos e molhados. Em 1947, os Zaffari expandiram a operação para Erval Grande, já com porte maior e maior variedade.
Os filhos de Santina e Francisco – Antonio, Pedro João e Marcelo – trouxeram de São Paulo o conceito de autosserviço, considerado uma inovação para a época. O foco era atender as necessidades da vizinhança. Nascia aí o DNA do grupo: zelo total no atendimento, instalações diferenciadas onde conforto e estética são imprescindíveis e seleção de itens que seguem uma qualidade própria.
O ponto que traduziu a melhor forma do modelo foi aberto no começo dos anos de 1970 na rua Bordini, que lançou o estilo Zaffari, que até hoje é badalado na política de marketing da empresa. Na composição das lojas, foram introduzidos carrinhos com lugar para crianças e entrega de compras para moradores do bairro. Nos anos de 1990, a empresa, segundo informações dos gestores, reviu algumas estruturas, sob influência da globalização, e buscou no exterior a inspiração para lançar uma nova geração de empreendimentos, o Bourbon Shopping. O supermercado viraria a âncora de um conjunto de outras lojas.
O Bourbon Assis Brasil, também na Capital, foi o precursor do formato, que tem seis unidades (Country e Ipiranga, em Porto Alegre, e outros em Novo Hamburgo, Canoas e Passo Fundo, no Estado, além da unidade da capital paulistana). O ritmo de investimentos e ampliações do grupo não param.
O próximo empreendimento a abrir as portas será o Bourbon Wallig, um prédio gigantesco erguido na zona Norte porto-alegrense, com investimento total de R$ 200 milhões.
A primeira fase estreia em 2012. Para os próximos anos, já estão engatilhadas as construções de três novos supermercados na Capital – nos bairros Mont’Serrat, Rio Branco e Santa Cecília, um shopping center em Novo Hamburgo e um hipermercado na avenida Chucri Zaidan, na zona sul paulistana. O autosserviço é uma frente. Há ainda os segmentos de cartões de crédito, agropecuário, trading e transporte (logística).

Expansão que marca o grupo desde  a abertura da primeira loja, na avenida Protásio Alves ZAFFARI/DIVULGAÇÃO/JC

Teatro lança novo conceito 

O grupo gaúcho foi o primeiro a incluir no mix de shopping center os teatros. Começou em 2001 pelo Bourbon Country, em Porto Alegre, e em 2009, com a inauguração do Teatro Bradesco no Bourbon paulista, o mais equipado e com maior capacidade de público da América Latina. O Bourbon São Paulo já havia sido recordista em aportes, valendo R$ 300 milhões. Os dois espaços foram desenvolvidos em parceria com a Opus Promoções, uma empresa gaúcha. No empreendimento paulista, está ainda a primeira sala de cinema Imax do País, ostentada como mais uma vitrine na busca de diferenciais.
As salas que recebem espetáculos nacionais e internacionais, eventos sociais e corporativos são consideradas um marco na trajetória do grupo e consolidaram a política de desenvolvimento cultural da comunidade onde o Zaffari está. Para os operadores, os teatros alavancam o negócio, ampliam as possibilidades de fluxo e de convivência nos centros comerciais.
Segundo a assessoria do grupo, a aposta na cultura alicerça a visão empresarial autossustentável e promissora. O Teatro Bradesco, por exemplo, foi construído com capital 100% privado, que tenta provar o interesse no incremento da iniciativa independentemente de leis de incentivo fiscal. Mais uma lição de uma companhia que já trilhou 76 anos de história.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO